Santa Cruz aguarda nova remessa para seguir aplicando primeiras doses

Quem ainda não foi imunizado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul terá de aguardar a chegada de um novo lote. Na última segunda-feira, 30, as unidades restantes nos estoques da Secretaria Municipal de Saúde foram utilizadas e, desde então, o recebimento de novas remessas é aguardado para dar prosseguimento às imunizações. Já as segundas doses seguem sendo aplicadas.

Chama a atenção, ao se olhar os números, Santa Cruz do Sul já contabilizar mais de 100% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Isso ocorre em função do número atual de habitantes ser baseado em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando que o último Censo Demográfico realizado pelo órgão ocorreu em 2010. Além disso, o acesso à vacinação é universal e, por isso, mais de 11 mil pessoas não residentes foram vacinadas em Santa Cruz, conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde.

LEIA MAIS: Segunda dose da CoronaVac volta a ser oferecida mediante agendamento em Santa Cruz

Publicidade

Já as aplicações de segundas doses prosseguem normalmente no município e não deve haver interrupção, visto que a secretaria estadual vem distribuindo lotes dos três laboratórios regularmente.

Comissão pondera sobre vacinação de adolescentes sem comorbidades

Na manhã desta quarta-feira, 1º, houve uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação do governo do Estado e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), onde foram discutidos os próximos passos da campanha de imunização, novas estratégias e também a divisão das remessas recebidas nos últimos dias pelo Rio Grande do Sul. Foram apontadas três estratégias para quando o Ministério da Saúde enviar novas vacinas destinadas à primeira dose: busca ativa de pessoas maiores de 18 anos ainda não vacinadas; avançar a vacinação com a aplicação de terceira dose em idosos maiores de 70 anos e pessoas imunossuprimidas; e, num próximo momento, abrir a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Nessa terça-feira, 31, o município de São Leopoldo, por conta própria, começou a vacinar adolescentes de 17 anos sem comorbidades com as doses que possuía em estoque. Ainda não há diretriz do Ministério da Saúde para a imunização desse público. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, porém, ressaltou que o Estado e os municípios precisam seguir as recomendações e prazos do Ministério da Saúde e as prioridades trazidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.