Regional

Santa Cruz aguarda lançamento de edital do Instituto Federal

Santa Cruz do Sul aguarda com ansiedade o lançamento do edital para demonstrar interesse em sediar um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O processo, de responsabilidade do governo federal, estava previsto para o fim de novembro do ano passado e os municípios escolhidos seriam divulgados neste mês, mas houve atraso. O objetivo é garantir mais uma instituição de educação profissional e tecnológica para acelerar a qualificação da mão de obra e atender às demandas do mercado de trabalho.

LEIA MAIS: Comitê define algumas ações para atrair Instituto Federal para Santa Cruz

De acordo com o vereador Alberto Heck (PT), presidente da Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz, o momento é de expectativa. O governo federal pretende abrir cem unidades de institutos federais em todo o País, e os municípios interessados em sediá-los devem fazer a inscrição por meio do edital citado anteriormente. Heck afirma que a mobilização local continua por meio do Comitê Regional Pró-Instituto Federal em Santa Cruz. O grupo inclui entidades representativas de trabalhadores e empresários e atua junto aos políticos para buscar apoio.

Publicidade

Segundo Heck, também é necessário aguardar a definição da divisão do Orçamento da União para 2024. “Continuamos mobilizados e, principalmente, otimistas, em que pese a existência de um Instituto Federal em Venâncio Aires que atende às demandas específicas da região.” Apesar disso, entende que Santa Cruz e o Vale do Rio Pardo têm condições de receber mais uma estrutura que terá Ensino Médio gratuito e de qualidade associado ao nível Técnico. Tudo isso, frisa, é fundamental para o desenvolvimento econômico no futuro.

LEIA TAMBÉM: Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança vai oferecer ensino em tempo integral

Polo regional, Santa Cruz tem alguns pontos a seu favor para receber a unidade do IF. Um deles é a demonstração documentada de interesse já encaminhada a Brasília e a disponibilização de áreas que podem ser cedidas pelo Município para construção das infraestruturas.

Publicidade

Até que tudo esteja pronto, a Prefeitura também afirmou estar de acordo em custear a locação de espaço para o início das atividades. Uma das possibilidades é utilizar espaços ociosos no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A previsão de investimento é de cerca de R$ 30 milhões.

Em Venâncio Aires, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) oferece oito cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio nas modalidades presencial e a distância. São eles: Administração, Eletromecânica, Informática, Multimeios Didáticos, Refrigeração e Climatização, Secretariado e Secretaria Escolar. Para graduação, as possibilidades são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e Pedagogia. Há ainda a pós-graduação Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico. Todos os cursos são gratuitos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.