Santa Cruz do Sul aguarda com ansiedade o lançamento do edital para demonstrar interesse em sediar um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O processo, de responsabilidade do governo federal, estava previsto para o fim de novembro do ano passado e os municípios escolhidos seriam divulgados neste mês, mas houve atraso. O objetivo é garantir mais uma instituição de educação profissional e tecnológica para acelerar a qualificação da mão de obra e atender às demandas do mercado de trabalho.
LEIA MAIS: Comitê define algumas ações para atrair Instituto Federal para Santa Cruz
De acordo com o vereador Alberto Heck (PT), presidente da Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz, o momento é de expectativa. O governo federal pretende abrir cem unidades de institutos federais em todo o País, e os municípios interessados em sediá-los devem fazer a inscrição por meio do edital citado anteriormente. Heck afirma que a mobilização local continua por meio do Comitê Regional Pró-Instituto Federal em Santa Cruz. O grupo inclui entidades representativas de trabalhadores e empresários e atua junto aos políticos para buscar apoio.
Publicidade
Segundo Heck, também é necessário aguardar a definição da divisão do Orçamento da União para 2024. “Continuamos mobilizados e, principalmente, otimistas, em que pese a existência de um Instituto Federal em Venâncio Aires que atende às demandas específicas da região.” Apesar disso, entende que Santa Cruz e o Vale do Rio Pardo têm condições de receber mais uma estrutura que terá Ensino Médio gratuito e de qualidade associado ao nível Técnico. Tudo isso, frisa, é fundamental para o desenvolvimento econômico no futuro.
LEIA TAMBÉM: Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança vai oferecer ensino em tempo integral
Polo regional, Santa Cruz tem alguns pontos a seu favor para receber a unidade do IF. Um deles é a demonstração documentada de interesse já encaminhada a Brasília e a disponibilização de áreas que podem ser cedidas pelo Município para construção das infraestruturas.
Publicidade
Até que tudo esteja pronto, a Prefeitura também afirmou estar de acordo em custear a locação de espaço para o início das atividades. Uma das possibilidades é utilizar espaços ociosos no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A previsão de investimento é de cerca de R$ 30 milhões.
Em Venâncio Aires, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) oferece oito cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio nas modalidades presencial e a distância. São eles: Administração, Eletromecânica, Informática, Multimeios Didáticos, Refrigeração e Climatização, Secretariado e Secretaria Escolar. Para graduação, as possibilidades são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e Pedagogia. Há ainda a pós-graduação Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico. Todos os cursos são gratuitos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.