Santa Cruz do Sul

Santa Cruz abre as comemorações pelos 175 anos da imigração alemã neste sábado

O Monumento do Imigrante será o palco da largada oficial das comemorações pelo bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. Neste sábado, 23, às 10 horas, acontecerá a cerimônia de abertura das festividades, com descerramento de placas, discursos, homenagens e, na sequência, apresentações artísticas com músicos e grupos folclóricos na Praça da Cultura.

O ato também será alusivo aos 55 anos de inauguração do monumento, homenagem prestada pela comunidade aos primeiros imigrantes e que, atualmente, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da história e algumas curiosidades do painel em mosaico, que mede 11 metros de largura por três de altura e é composto por centenas de cacos de ladrilhos, trabalhados com torquês e esmeril.

LEIA TAMBÉM: Museu do Mauá é oportunidade para ver de perto as relíquias da imigração alemã

Publicidade

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o evento será marcante e revestido de grande significado para a comunidade. “O Monumento do Imigrante é um símbolo, uma mostra do quanto Santa Cruz do Sul valoriza sua história, reverencia o passado e olha para o futuro, por isso vamos iniciar neste local as comemorações. Esperamos que a comunidade participe, que venha celebrar conosco essas datas tão significativas”, disse.

Além da prefeita Helena Hermany, de autoridades municipais e da comissão organizadora dos festejos no município, são esperadas lideranças e representantes de entidades ligadas ao folclore e à cultura local e regional. Também participará da cerimônia o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Rafael Gessinger.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.