A presidente Nicole Weber (Podemos) sancionou nessa quarta-feira, 8, a lei que amplia isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para pacientes com câncer. A proposta, do vereador Rodrigo Rabuske (PL), havia sido aprovada na sessão ordinária do dia 9 de dezembro do ano passado.
Como o chefe do Executivo não fez a promulgação da lei, coube à presidente do Legislativo fazer a sanção da proposta que, segundo ela, é muito importante para a comunidade. “A lei vem em um momento em que muitas pessoas, acometidas de câncer, tenham uma mínima ajuda do município, através da isenção de IPTU, o que traz um certo alívio nas finanças da família”, observou.
LEIA MAIS: Isenção de IPTU para pessoas com câncer é aprovada pela Câmara de Santa Cruz
Publicidade
A lei altera o Código Tributário Municipal, ampliando a isenção de pagamento do IPTU do imóvel que é a residência do portador com câncer para os pacientes que, mesmo em tratamento através de planos de saúde, possuam renda familiar com média mensal de até três salários-mínimos no último ano.
A legislação anterior, que também é de autoria do vereador Rodrigo Rabuske, previa a isenção somente para os pacientes oncológicos em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).
LEIA TAMBÉM: Câmara entrega dossiê sobre o Cinturão Verde a José Alberto Wenzel
Publicidade
Rabuske destacou que percebeu a necessidade de ampliar a isenção para contemplar determinado segmento da comunidade, que também carece deste auxílio. “Muitos pacientes realizam tratamento através de planos de saúde, empresariais ou próprios, e se enquadram neste patamar, tendo dificuldades em seu orçamento em função de todos os aspectos decorrentes do tratamento. Esta é uma forma de estender esta isenção e ampliar este olhar para as pessoas que passam por este momento tão complexo”, observou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.