Política

Sancionada a lei que amplia a isenção de IPTU para pacientes com câncer em Santa Cruz

A presidente Nicole Weber (Podemos) sancionou nessa quarta-feira, 8, a lei que amplia isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para pacientes com câncer. A proposta, do vereador Rodrigo Rabuske (PL), havia sido aprovada na sessão ordinária do dia 9 de dezembro do ano passado.

Como o chefe do Executivo não fez a promulgação da lei, coube à presidente do Legislativo fazer a sanção da proposta que, segundo ela, é muito importante para a comunidade. “A lei vem em um momento em que muitas pessoas, acometidas de câncer, tenham uma mínima ajuda do município, através da isenção de IPTU, o que traz um certo alívio nas finanças da família”, observou.

LEIA MAIS: Isenção de IPTU para pessoas com câncer é aprovada pela Câmara de Santa Cruz

Publicidade

A lei altera o Código Tributário Municipal, ampliando a isenção de pagamento do IPTU do imóvel que é a residência do portador com câncer para os pacientes que, mesmo em tratamento através de planos de saúde, possuam renda familiar com média mensal de até três salários-mínimos no último ano.

A legislação anterior, que também é de autoria do vereador Rodrigo Rabuske, previa a isenção somente para os pacientes oncológicos em tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM: Câmara entrega dossiê sobre o Cinturão Verde a José Alberto Wenzel

Publicidade

Rabuske destacou que percebeu a necessidade de ampliar a isenção para contemplar determinado segmento da comunidade, que também carece deste auxílio. “Muitos pacientes realizam tratamento através de planos de saúde, empresariais ou próprios, e se enquadram neste patamar, tendo dificuldades em seu orçamento em função de todos os aspectos decorrentes do tratamento. Esta é uma forma de estender esta isenção e ampliar este olhar para as pessoas que passam por este momento tão complexo”, observou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.