Santa Cruz do Sul

Samu fez mais de 5 mil atendimentos em 2023; veja qual a maior demanda

Um levantamento divulgado pela coordenadora do Samu de Santa Cruz do Sul, Simone Werlang, mostrou que 5.205 ocorrências de saúde foram atendidas no município no ano passado. Em 2022, o número de chamados para o 192 foi de 4.949. A maioria dos atendimentos, conforme Simone, foram de socorros clínicos em turno diurno, de pacientes com idade entre 50 a 70 anos. Os chamados foram originados em suas residências e tiveram como destino o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz. 

Simone disse que os chamados pediátricos se mantiveram em baixa no ano passado, o que demonstra o trabalho em rede que o município tem. “É a cultura do pronto-atendimento, como o Centro Materno Infantil, que absorve muito essa demanda”, afirmou. Além disso, com a expansão dos atendimentos intermunicipais, o suporte avançado da UTI Móvel fa muitas transferências de pacientes. 

LEIA TAMBÉM: Bairros de Santa Cruz receberão aplicação de larvicida; veja cronograma

Publicidade

Segundo a coordenadora, o serviço segue em constante atualização para prestar um ótimo atendimento. Em relação à ocorrência de trotes, muito comum em serviços públicos, Simone frisou que são pouco frequentes no Samu de Santa Cruz. Mas, quando ocorrem, geram uma demanda desnecessária. “É o deslocamento de uma equipe que poderia estar atendendo um caso grave, mas está à procura de um chamado inexistente”, salientou.

A equipe

A frota do Samu conta com uma ambulância de suporte básico, uma motolância e uma ambulância de suporte avançado. O serviço dispõe de uma equipe de 30 profissionais concursados: seis enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, oito médicos, nove condutores e um profissional da higienização. A equipe médica tem uma escala completada com o auxílio de uma empresa. Entre os técnicos, dois servidores atuam no suporte básico e na motolância.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.