Categories: Regional

Samba em dose tripla na João Antônio

A Avenida João Antônio lotou para mais uma grande festa popular. Foram dois dias de muito samba na principal rua do Centro de Sobradinho, reforçando o Carnaval de Rua fora de época como uma das grandes atrações do verão no Centro Serra. E pela primeira vez com a participação de três escolas de samba, que contagiaram o público presente na passarela. Cada uma ao seu modo, sem perder o entusiasmo em nenhum momento.

O público oficial ainda não foi divulgado pela Prefeitura de Sobradinho – promotora do evento através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – ou pela Brigada Militar, mas estima-se que tenha sido superior ao da edição de 2018, quando os desfiles ocorreram nas noites de sábado e domingo. Desta vez, as escolas desceram a avenida na sexta-feira, 22, e sábado, 23, com alguns atrasos e imprevistos, como os que ocorreram com a Imperatriz Sobradinhense.

A caçula do Carnaval de Sobradinho encerrou as duas noites do Carnaval de Rua, enquanto a Unidos do Samba, do Bairro União, foi a responsável por abrir o desfile na sexta-feira. No sábado, quem iniciou as atividades na Avenida João Antônio foi a Mocidade Independente, do Bairro Vera Cruz. As apresentações de cada agremiação duraram entre uma hora e 1h30 e, mesmo com o término na madrugada, boa parte do público presente ficou até o fim.

Publicidade

Para fechar com chave de ouro a folia em Sobradinho, o sábado ainda contou com o tradicional Baile de Carnaval, que neste ano teve um viés solidário, arrecadando fundos para o tratamento do bebê ibaramense Heitor de Vargas, de sete meses, que luta contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. O Show de Bandas, uma promoção da VS Eventos e Diomedes Ceolin, levou diversos conjuntos musicais ao Ginásio Antônio Dors, no Parque da Fejão.

“Um evento familiar”

Durante o protocolo de abertura do Carnaval de Rua, o secretário municipal de Educação, Ivan Trevisan, destacou a importância do evento para Sobradinho e fez questão de agradecer a todos que se envolveram na folia. “Parabenizo as diretorias das escolas que, ao longo dos meses, vem trabalhando incansavelmente para este momento. A Administração  Municipal e as escolas não mediram esforços para que o show acontecesse”, afirmou.

Publicidade

Ivan também salientou que o Carnaval de Rua é um evento que agrega públicos de todas as idades. “Este é um evento familiar, com crianças, adultos e idosos participando. Que sejam todos muito bem vindos”, disse. Ele acompanhou os desfiles no espaço para as autoridades, juntamente com o prefeito Maninho Trevisan e o vice Armando Mayerhofer com suas esposas, os secretários municipais, vereadores e soberanas da Festa Estadual do Feijão (17ª Fejão).

No protocolo, também discursaram o presidente da Escola Imperatriz Sobradinhense, Rogerio Barbieri Carniel, o presidente de honra Roberto Carlos Siman, e o presidente de honra da Mocidade Independente Vera Cruz, Alex Teichmann. O presidente da Unidos do Samba, Daniel Pereira não discursou em virtude da escola estar se preparando para descer a avenida.

Como foram as escolas

Publicidade

UNIDOS LEVA 100 ANOS DE HISTÓRIA PARA A AVENIDA

A mais antiga escola de samba de Sobradinho levou para a Avenida João Antônio um tema centenário. A Unidos do Samba juntou a data histórica de sua fundação, ocorrida há 40 anos, com a do surgimento do Grupo Lovatto. O pequeno negócio iniciado por Alfonso Bortolo Lovatto, que se expandiu e se tornou uma das maiores empresas da região Centro Serra está em atividades há 60 anos.

Um dos carros alegóricos levados para a avenida exaltou a história do grupo, tendo inclusive a presença de Alfonso e a esposa Alda, que se emocionaram com o carinho do público presente no evento. Outro carro destacou o Bairro União, berço do samba no município, e também alguns dos locais mais frequentados do bairro, como a capela da Comunidade Católica São Francisco de Assis. A águia, símbolo da escola, também foi uma atração à parte.

Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Alfonso e Alda Lovatto: casal foi uma das atrações do desfile da Unidos do Samba

 

Publicidade

MOCIDADE DESTACA A SUA TRAJETÓRIA DE TRÊS DÉCADAS

Há 30 anos, o Bairro Vera Cruz, um dos mais populosos de Sobradinho, via surgir a sua própria agremiação. Sob a benção de Padre Miguel, a Mocidade Independente Vera Cruz foi crescendo ano a ano, se tornando uma escola de samba “raiz”, como definiu o presidente de honra Alex Teichmann, destacando que este também foi o maior carnaval da mesma, com mais de 200 componentes.

O samba-enredo contou justamente a trajetória da Mocidade, desde os tempos do verde branco até as cores farroupilha (vermelho, verde e amarelo), adotadas pela escola. Um dos carros alegóricos também enfatizou a  Mocidade Independente Padre Miguel, a “escola-mãe”. As alas estavam afinadas com a bateria, que deu um show, assim como o leão, que com seus “rugidos”, encantou principalmente as crianças.

Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Um dos carros alegóricos da Mocidade Independente destacou a “escola-mãe”, a Mocidade Independente de Padre Miguel

 

Publicidade

COM OU SEM CARRO, A CAÇULA IMPERATRIZ CHEGOU PARA FICAR

A estreia da Imperatriz Sobradinhense no Carnaval de Rua esteve ameaçada. Os carros alegóricos da agremiação, feitos pela empresa terceirizada contratada pela Prefeitura, não ficaram prontos a tempo da primeira noite de desfiles. Houve muita insatisfação por parte de alguns integrantes, mas a escola decidiu descer a avenida. E os foliões não decepcionaram, mostrando muito entusiasmo.

As fantasias das alas chamaram a atenção pela qualidade e criatividade, assim como o samba-enredo, que destacou a história do carnaval na região Centro Serra. A participação do bloco Pirilampos, de Lagoa Bonita do Sul, abrilhantou ainda mais o desfile. No sábado, outro imprevisto: dois pneus do ônibus que transportava parte da bateria furaram em Salto do Jacuí, atrasando o início do desfile. A coroa, símbolo da escola, esteve representada

Foto: Evanir Bertó/Gazeta da Serra
Bloco Pirilampos, de Lagoa Bonita do Sul, deu show no desfile da Imperatriz Sobradinhense
TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.