Categories: Regional

Salva-vidas se preparam para o trabalho na região

Nos próximos dias, um efetivo do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) deve partir para Cachoeira do Sul, onde realizará curso preparatório para a Operação Golfinho. Apesar de a ação ainda não ter data definida para começar, a tendência é de que no dia 20 de dezembro, balneários e praias contem com um reforço especial de salva-vidas. Na região do Vale do Rio Pardo, não será diferente. Conforme o comandante do 6º BBM, tenente-coronel César Eduardo Bonfanti, haverá efetivo nos balneários Santa Vitória, Ingazeiros e Porto Ferreira, de Rio Pardo, no Praia Nova, de Cachoeira do Sul, e no Monte Alegre, em Vale Verde. Cada guarita deve ter, no mínimo, dois salva-vidas. “O número total do efetivo ainda não sabemos porque depende de quantos civis e brigadianos vão participar.”

O curso preparatório para os salva-vidas que ficarão na região se iniciará no próximo dia 21 e terá duração de 20 dias. “Devem passar por condicionamento físico e rever técnicas de salvamento e primeiros socorros. Geralmente, são pessoas que já atuaram nessa área.” Antes, porém, outro grupo deve seguir às praias de Cidreira, Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, onde passará por treinamento para atuação no litoral gaúcho. A saída está programada para segunda-feira, mas os nomes dos convocados não haviam sido revelados até o fechamento desta edição. “Serão entre 20 e 25 pessoas, divididas em dois grupos. Assim que um retornar, o outro parte para o curso”, informou Bonfanti.

Temporada exige cuidado redobrado na água

Publicidade

O verão ainda nem chegou, mas os casos de afogamento já começaram a ser registrados na região do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). Segundo o tenente Dimas Gottardo, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Pardo, um jovem de 18 anos se afogou no sábado passado, em um açude em Pantano Grande. “Ele estava com amigos, se jogou na água e não conseguiu sobreviver”, contou. O outro caso é de um homem de 56 anos que desapareceu no Rio Camaquã, em Amaral Ferrador. As buscas são realizadas pelos bombeiros de Encruzilhada do Sul e Grupo de Buscas e Salvamento (GBS) de Porto Alegre.

“Com o calor, é comum aumentar a procura por espaços para se refrescar no interior, nos quais não há salva-vidas, como açudes e lagoas”, comentou. Para evitar novos afogamentos, Gottardo divulgou alguns cuidados básicos (ao lado) que podem ser tomados por quem pretende aproveitar a temporada.

Dicas de segurança

Publicidade

1) Nunca se banhar sozinho.
2) Em qualquer local de banho, seja rios, açudes ou lagoas, levar equipamentos flutuantes.
3) Crianças devem estar sempre com acompanhamento dos pais ou responsáveis, pois elas não têm noção de perigo. É preciso ainda que os responsáveis fiquem atentos aos menores.
4) Usar coletes salva-vidas em pescarias, tanto na margem de rios quanto em embarcações. Em caso de qualquer queda na água ou mal súbito, o acessório fará a pessoa ficar com a cabeça erguida e fora da água.
5) Tomar banho próximo a uma guarita de salva-vidas.
6) Câmaras de pneus de carro e de caminhões, garrafas pet, troncos de árvores ou qualquer objeto que flutue podem ser usados como uma ferramenta que poderá salvar sua vida e de outros.
7) Ao se banhar em rios, açudes, lagoas, é preciso avaliar o local de banho e verificar se há pedras, galhos ou troncos de árvores submersos que possam causar algum tipo de lesão ou deixar a pessoa presa.
8) Não dar “pontas”, pois existe sério risco de bater a cabeça e sofrer traumatismo craniano, além de lesão na coluna cervical.
9) Dica básica: água no umbigo é sinal de perigo.
10) Procurar sempre manter a calma. É fundamental a manutenção da serenidade em situações de perigo. Você irá raciocinar bem e suas possibilidades de escapar serão melhor avaliadas.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.