Aposentados e pensionistas de diversos cantos do Rio Grande do Sul estiveram concentrados em Sobradinho neste domingo, 9, onde aconteceu a festa de aniversário de 11 anos da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Centro Serra, além do 2º Seminário das Mulheres Trabalhadoras do RS. Mais de 300 pessoas lotaram o Salão Paroquial Católico para o evento, que iniciou pela manhã e seguiu até a tarde.
A abertura ocorreu por volta das 10h30, com discurso do presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), Carlos Olegário, que criticou o governo federal, que está propondo reformas que afetam diretamente os aposentados. “Este governo é ilegítimo. Uma quadrilha está governando o país. Quem diz isso é o Judiciário. Eles estão esculhambando o país e vão nos fazer entregar uma sociedade muito pior para as futuras gerações”, explanou.
Já o presidente do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul, João Calegari, lembrou que sua entidade é uma das poucas do país a ter grande representatividade de aposentados na diretoria e elogiou a iniciativa de trazer para Sobradinho mais uma edição do Seminário da Mulher que, segundo ele, qualquer movimento que tiver a participação feminina, sempre vai ser fortalecido. O seminário foi sendo conduzido por Tânia Mariza Herrera, secretária nacional da Mulher.
Publicidade
Durante o evento, também palestraram o advogado Alexandre Dornelles, que falou sobre os direitos e movimentos das mulheres, e Dionísio Kuchinski, que tratou da saúde e alimentação da terceira idade. Conforme o presidente da Associação dos Aposentados do Centro Serra, João Sadi Krug, estiveram presentes no evento comitivas de municípios como Uruguaiana, São Gabriel, Sapucaia do Sul e Rio Grande. À tarde, ocorreu um baile animado pela banda Quarteto da Saudade.