O dia amanheceu em clima de festa na localidade de Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, nesse domingo, 12. Boa parte dos moradores saíram de casa com o mesmo destino: o Salão Kappel e Silva. Cenário de muitos encontros e histórias desde 1893, o estabelecimento faz parte da história da imigração alemã no município e foi reinaugurado com um almoço festivo. Cerca de 400 pessoas aproveitaram a refeição, mas o movimento maior era esperado para a noite, quando a Banda Magia celebrou o primeiro baile na estrutura nova.
LEIA TAMBÉM: Em Linha Nova, segue viva a tradição do jogo de cartas alemão e da loto
Em uma das mesas onde os visitantes puderam aproveitar um bom churrasco com vários acompanhamentos estavam Renato e Sidonia Goerck. Hoje moradores de Linha Santa Cruz e pais de uma menina, eles se conheceram em um baile no Kappel e Silva há mais de 30 anos. “O ano foi 1987 e o salão era completamente diferente. A parte de dentro era mais baixa e tudo tinha um estilo bem colonial, com piso de madeira”, conta Renato. A reforma, que modificou o local onde a história do casal começou, foi aprovada pelos agricultores.
Publicidade
Apesar das modernizações para tornar o lugar mais aconchegante, como a instalação de ar- condicionado, piso de concreto e letreiro em estilo contemporâneo, Eugênio e a esposa Lenir da Silva, herdeiros do salão, optaram por manter a maior parte das características originais do prédio. O principal cuidado foi com a alvenaria, que sofreu os impactos de mais de um século de construção e precisou de atenção especial. Ontem, a felicidade de receber os amigos e dar continuidade ao legado da família estava estampada no rosto de cada um. “É uma satisfação muito grande”, resumiu Eugênio, que promete manter a agenda de festas com muitas atrações.