Regional

Sala do Empreendedor é inaugurada com o objetivo de auxiliar empresários de Sinimbu

Sinimbu inaugurou na tarde dessa quarta-feira, 26, a Sala do Empreendedor. O serviço será conduzido em parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de facilitar a abertura de novas empresas, auxiliar no desenvolvimento das já existentes e oferecer dicas e orientações sobre o ingresso dos empresários locais nos processos licitatórios abertos pelo Município.

A prefeita Sandra Backes ressaltou a importância de um comércio forte para o desenvolvimento de Sinimbu e colocou a Prefeitura à disposição como uma instituição onde os comerciantes podem buscar apoio, não somente resolução para problemas. “Nós queremos ser os facilitadores. A desburocratização é muito importante dentro das prefeituras e pretendemos, por meio da Sala do Empreendedor, fazer essa aproximação”, disse a chefe do Executivo.

LEIA TAMBÉM: Partiu Natureza levou dezenas de pessoas ao interior de Sinimbu

Publicidade

Sandra ressaltou que, atualmente, a Prefeitura quase não realiza mais compras sem a abertura de licitação. Diante desse cenário, segundo ela, é notório que grande parte das mercadorias e serviços adquiridos vem de outros municípios do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados. “Enquanto isso, as empresas locais não conseguem se adequar para participar da concorrência.”

O gestor regional de políticas públicas do Sebrae, Alexandre Schmitt, trouxe dados que corroboram a fala da prefeita. De acordo com ele, Sinimbu licitou mais de R$ 15 milhões no ano passado, mas 70% desse montante foi repassado para empresas de outros lugares. “Tudo isso se transformou em imposto, emprego e renda fora daqui.” Schmitt citou ainda que Sinimbu tem 438 empresas registradas, das quais 223 são Microempreendedor Individual (MEI). Se forem consideradas ainda as Microempresas (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), esse número salta para 415.

LEIA TAMBÉM

“A Sala do Empreendedor busca ser esse ponto de referência para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do funcionamento da administração municipal”, frisa. Vale ressaltar que o Sebrae não terá um profissional ou equipe destacado exclusivamente para atender Sinimbu, o que será feito pelo núcleo regional. Na Prefeitura, o primeiro contato deve ser feito com a servidora Julia Swarowsky, no Departamento de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente. O telefone é o 3708 1313, pelo ramal 9.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.