Termina daqui a oito dias, no próximo dia 4, o prazo para solicitar a primeira via do título de eleitor, transferir o domicílio ou regularizar a situação eleitoral em tempo de votar nas eleições de outubro. A data é prevista na Lei das Eleições, que estabelece o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.
LEIA TAMBÉM: “Não é só a rejeição que seduz o eleitor”, diz cientista político
A recomendação é não deixar para a última hora. O procedimento é simples, rápido e deve ser feito por meio da plataforma JE Digital (jedigital.tre-rs.jus.br). Casos excepcionais, como eleitores que não possuem acesso à internet, poderão ser atendidos presencialmente, mediante agendamento prévio, pelo JE Digital ou pelo número telefônico 148.
Uma novidade deste ano é a possibilidade de imprimir o título de eleitor: é possível baixá-lo em formato PDF diretamente na internet. Além disso, a versão digital encontra-se disponível no aplicativo e-Título, com a funcionalidade do QR Code para validação de documentos.
Publicidade
A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção à Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cobrança de multa, causada pela ausência no pleito de 2020, também está suspensa. Dessa forma, não há necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade