Sem dúvida, o ar condicionado é o queridinho da estação mais quente do ano, o verão. No entanto, nos dias mais amenos, ele também é um aliado para ajudar a manter a temperatura agradável e confortável nos ambientes.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais os cuidados necessários para utilizar o ar-condicionado da melhor forma
Mas, atenção: os cuidados com o aparelho devem ser constantes, não importa o clima. A limpeza correta do equipamento, a manutenção e, principalmente, a atenção ao filtro são imprescindíveis para o bom funcionamento. Se a peça estiver comprometida ou suja, a qualidade do ar é diminuída, gerando problemas respiratórios e de mau funcionamento do dispositivo, levando, inclusive, à perda total do aparelho.
Publicidade
De olho nos filtros
A troca do filtro é mais comum em aparelhos de ar-condicionado de maior porte, enquanto nos domiciliares são feitas limpezas. Entretanto, a limpeza do filtro não deve ser feita somente na manutenção, onde são realizadas atividades e verificação de diversos itens. A recomendação é que se lave os filtros a cada 15 dias. Outra dica é a aplicação de bactericidas nos filtros domésticos, além de perfumes próprios.
LEIA TAMBÉM: Uso intenso do ar-condicionado exige cuidados com a saúde; veja dicas
A periodicidade dos diferentes tipos de manutenção deve ser definida conforme a necessidade e ao longo do tempo de uso do equipamento. Algumas rotinas de limpeza simples podem ser realizadas por uma pessoa leiga, mas a manutenção preventiva deve ser feita por um profissional. A manutenção inadequada pode deixar o equipamento operando com baixo rendimento e alto consumo de energia elétrica.
Publicidade
Quando é hora de trocar o ar-condicionado
Além dos filtros é importante observar se o aparelho está consumindo mais energia, tendo problemas na refrigeração e/ou até fora das regras do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Veja o que é preciso levar em conta:
- Eficiência energética: um aparelho antigo consome mais energia do que os modelos modernos. Em casos de aumentos fora do normal na conta de luz é hora de considerar a troca do equipamento.
- Barulhos e vibrações estranhas: se o ar-condicionado está fazendo barulhos incomuns ou vibrando excessivamente, pode ser um indicativo importante de desgaste interno. Nesse caso, vale trocar ou enviar para uma assistência técnica especializada.
- Ineficiência no resfriamento ou aquecimento: quando o ar-condicionado está demorando mais tempo para resfriar o ambiente ou não atinge a temperatura desejada pode ser que não esteja funcionando corretamente.
- Reparos e manutenções constantes: se o proprietário estiver tendo gastos frequentes com reparos e manutenção do ar-condicionado, vale estudar se está na hora de investir em outro aparelho.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade