Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IGREJA CATÓLICA

Saiba quais serão os primeiros passos de dom Itacir na Diocese de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Dom Itacir Brassiani e o bispo emérito Aloísio Dilli: uma nova etapa na igreja da região

“Senti-me muito acolhido e entregue à Diocese de Santa Cruz.” Assim dom Itacir Brassiani iniciou sua fala na coletiva de imprensa realizada na manhã dessa segunda-feira, 30, no Secretariado Diocesano de Pastoral. Ele foi empossado como o novo bispo no domingo, em cerimônia realizada na Catedral São João Batista. Fiéis de várias regiões do Estado acompanharam a missa especial.

No encontro com os jornalistas, ele expressou sua visão e objetivos para a função. Destacou que vê o momento como uma nova etapa, tanto em sua vida quanto na conexão com a comunidade. Um dos focos iniciais é conhecer a vida da diocese. 

LEIA MAIS: FOTOS: Ordenação de Itacir Brassiani como bispo da Diocese de Santa Cruz lota a Catedral

Publicidade

“Teremos um encontro fraterno com os padres, além de explorar as iniciativas pastorais. Meu plano inicial é visitar as paróquias mais distantes para me aproximar da realidade de cada uma delas. Se eu começar pelas mais próximas, as mais distantes podem acabar ficando por último ou até sendo esquecidas”, explicou. Ressaltou seu compromisso em ouvir e observar o trabalho desenvolvido por tantas pessoas nas paróquias.

Sobre os desafios enfrentados pela Igreja, dom Itacir ressaltou que um dos pontos está relacionado às novas gerações. “É um desafio para nós, que temos a responsabilidade de transmitir uma história rica, mas que enfrenta dificuldades em caminhar com a juventude atual, que busca gratificação imediata.”

LEIA MAIS: ENTREVISTA: Bispo detalha os planos para a Diocese de Santa Cruz

Publicidade

O bispo também abordou a questão da presença agrícola na região, falando sobre a necessidade de reinventar essa conexão cultural. “Os eventos climáticos afetaram muito a vida no campo. A Igreja pode contribuir sendo uma presença acolhedora para os jovens que migram do rural para o urbano, oferecendo um espaço de socialização. Além disso, devemos valorizar a atividade agrícola como uma opção digna de vida, não apenas como alternativa para aqueles que não se habilitaram em outras profissões.”

Segundo o bispo, a Diocese e o poder público podem colaborar na tentativa de combater o êxodo rural e fazer com que jovens permaneçam no campo. “A administração pública deve garantir serviços essenciais, como saúde e educação, no meio rural, para que os trabalhadores da agricultura se sintam incluídos e valorizados.”

LEIA MAIS: “Temos que ser a igreja do diálogo”, diz Dom Leomar

Publicidade

Já sobre a relação da Igreja com os avanços tecnológicos, o religioso reconheceu as dificuldades enfrentadas, especialmente por gerações mais maduras. “Embora a tecnologia tenha possibilitado celebrações importantes, como durante a pandemia, precisamos equilibrar essa conexão digital com as emoções das interações presenciais. A novidade é atrativa, mas não devemos perder o contato humano.”

Dom Itacir é o quinto bispo a assumir a função na Diocese de Santa Cruz do Sul. Até então, o posto era ocupado por dom Aloísio Alberto Dilli, que agora é bispo emérito. Morando desde a última sexta-feira no município, nesta semana Itacir Brassiani fará sua despedida oficial de Passo Fundo, onde, desde 2021, era superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família.

LEIA MAIS: Cajado do novo bispo é feito com madeira da enchente do Vale do Taquari

Publicidade

Dom Aloísio Dilli fala sobre seu futuro

Em um momento de reflexão, dom Aloísio Dilli compartilhou seus próximos passos, que se resumem em servir, colaborar e trabalhar em conjunto. “Esse é o espírito que alimenta a alma e o coração neste momento da minha vida”, afirmou.

Com uma forte conexão com suas raízes franciscanas, o bispo emérito da Diocese de Santa Cruz expressou o desejo de retornar a essa família espiritual. “Não escondo que sempre quis voltar para a ordem franciscana. Mas, considerando o carinho com que fui solicitado a permanecer na diocese pelo dom Itacir e outros coirmãos, percebi que deveria ficar um tempo aqui para caminharmos juntos”, revelou.

Segundo Dilli, a decisão reflete não apenas um compromisso com a Diocese, mas também uma vontade de contribuir para a comunidade, enfatizando a importância da colaboração e da união.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.