Para que os cães tenham uma vida feliz e saudável, é importante que eles se mantenham ativos. E uma das formas de estimulá-los é o adestramento em grupo, uma modalidade inovadora em Santa Cruz do Sul, que visa a promoção do bem-estar através de momentos de lazer. Além de ser um incentivo para fortalecer o vínculo com os tutores, a atividade favorece a socialização e a interação com outros animais.
O serviço está sendo oferecido desde janeiro na cidade, no espaço Encanta Pet, de propriedade de Gabrielle Luiza Neumann, de 21 anos. Ela conta que começou a atuar como Pet Sitter em 2022 e, tão logo teve contato com os animais, ficou interessada em se direcionar para a área. “Percebi que era isso que queria fazer e então busquei cursos. Descobri o adestramento e fiz capacitações em comportamento canino, técnicas de adestramento, manejo com os cães e prática do dia a dia”, disse, observando que trabalha com foco em obediência, socialização e soluções em comportamento canino. “Além de os comandos facilitarem o dia a dia dos tutores, o trabalho em grupo desenvolve a parte cognitiva dos cães”, acrescentou.
LEIA MAIS: Dia Nacional dos Animais: carinho, cuidado e proteção não podem faltar
Publicidade
Conforme Gabrielle, sua proposta é tornar o adestramento acessível e fazer com que mais cães possam aprender os comandos básicos e ter uma vida saudável. “Meu objetivo é melhorar a vida dos tutores com seus cães. Para isso, estou sempre em busca de novas técnicas e uso adequado das ferramentas de adestramento”, garantiu. Conta que deu o pontapé no projeto inspirada em seu mentor, o professor Oswaldo Dal Bello, campeão de diversas modalidades de esporte canino e que iniciou suas atividades em São Paulo há cerca de 40 anos.
Comum em diversos países da Europa, como na Alemanha, onde quase todo bairro possui um centro de treinamento canino, Gabrielle frisa que as aulas duram, em média, uma hora. A carga horária varia de animal para animal, embora o ideal sejam dois meses de treinamento. Podem participar do adestramento animais com idade a partir de 10 meses. No mesmo espaço das aulas em grupo, Gabrielle mantém uma creche recreativa para os cães. “Também faço adestramento individual, passeios com cães, cuidados domiciliares e táxi pet”, informou.
LEIA TAMBÉM: Março Amarelo Pet destaca prevenção das doenças renais; saiba como evitar o problema
Publicidade
De modo geral, os cães domésticos também se beneficiam do adestramento. Além de colaborar com a saúde mental e emocional, pois ajuda na redução da ansiedade e do estresse, estimula o raciocínio e a memória e o convívio com outros animais e pessoas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade