Após o pronunciamento do prefeito Telmo Kirst na noite de quarta-feira, 22, sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, oficializou nesta sexta-feira, 24, as determinações ao Consórcio TCS, empresa responsável pelo transporte urbano no município. Conforme Decreto municipal 10599/2020, as regras passam a vigorar a partir de segunda-feira, dia 27.
Além da obrigatoriedade do uso de máscaras no interior do transporte coletivo, o documento determina também que não haja passageiros em pé nos veículos, a fim de evitar aglomerações e a disseminação e contágio do coronavírus.
LEIA MAIS: Prefeitura torna obrigatório uso de máscaras no transporte público
Publicidade
Veja as regras:
- Fica determinada a realização de viagens somente com passageiros sentados nos veículos.
- Fica garantida a gratuidade no serviço público de transporte coletivo de passageiros, ônibus do Município, para usuários com mais de 65 anos, somente nos horários compreendidos entre as 9 horas e as 11 horas e das 14h30 às 16 horas.
- Fica determinado que, para o ingresso e permanência nos veículos de transporte público coletivo, todos os colaboradores e todos os usuários deverão fazer uso de máscara, preferencialmente domésticas.
- Ficam os motoristas autorizados a não transportarem os usuários que não estiverem fazendo o uso da máscara.
- O controle das exigências deverá ser realizado pelos motoristas e colaboradores dos veículos do transporte coletivo, bem como pelos demais fiscais da Administração Pública municipal.
A empresa Primavera Transportes, de Vera Cruz, entrou em contato com a redação do Portal Gaz para reforçar que vai cumprir, a partir de segunda-feira, 27, o que determina o decreto de Santa Cruz do Sul e também o de Vera Cruz. Com isso, todos a bordo do coletivo deverão estar de máscara, podendo aqueles que não cumprirem a regra serem impedidos de embarcar.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade