As principais queixas dos consumidores de Santa Cruz do Sul estão relacionadas à oferta de empréstimos bancários e serviços financeiros. Cada vez mais comum no mercado brasileiro, e ampliado pela questão da pandemia de Covid-19, o serviço de telemarketing, em grande parte das vezes, chega a quem não necessita ou não quer receber empréstimos bancários. O assunto envolve, sobretudo, os aposentados que possuem benefícios como juros reduzidos na contratação de crédito junto aos bancos, e são alvos de empresas financeiras.
O coordenador do Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, informou que o órgão realizou 675 atendimentos nos primeiros seis meses de 2022. Houve 364 consultas onde consumidores se informaram sobre seus direitos, e em outros 311 casos foram geradas notificações a fornecedores ou empresas.
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O responsável pelo Procon em Santa Cruz relata que o alvo das reclamações dos munícipes tem mudado nos últimos anos. “Historicamente, a gente sempre teve como maior reclamação a questão das telecomunicações, as operadores de telefonia celular. Mas nesses últimos tempos, durante a pandemia e mesmo após, o maior problema que a gente tem atendido é referente aos serviços financeiros, principalmente aqueles empréstimos consignados, que muitas vezes os consumidores não contrataram e acabam aparecendo no seu benefício.”
Do total de atendimentos no primeiro semestre deste ano, 41% foram referentes a serviços bancários, e outros 14% foram sobre problemas na prestação de serviços e cobranças de taxas de operadores de telefonia celular.
Estula ressalta que muitas vezes o consumidor não se dá conta de que está contratando um empréstimo bancário, e não um benefício ao qual supostamente teria direito. Muitos aposentados, explica, são alvos de golpistas que fingem atuar por uma empresa de crédito para se apropriar de informações como CPF e número de conta bancária. Com isso, acabam gerando empréstimos que somente são descobertos no momento em que a vítima tira um extrato de sua conta bancária. Para diminuir a ocorrência de fraudes, o coordenador do Procon orienta que o consumidor evite passar dados a quem não conhece.
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“Um pouco mais de atenção do consumidor poderia evitar as reclamações. Em torno de 80% delas são resolvidas por aqui. Mas acredito que muitas poderiam nem chegar até o Procon se o consumidor tomasse algumas medidas preventivas.” Como exemplo, uma das recomendações passadas as consumidores é para não fornecer informações por telefone ou WhatsApp. “Se a pessoa quiser realmente fazer um empréstimo, que ela se dirija até a agência bancária para efetuar esse tipo de tratativa”, orienta.
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Site
Através do endereço www.santacruz.rs.gov.br/secretarias/procon, os santa-cruzenses podem acessar as informações sobre o serviço do Procon no município. O órgão está localizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, e atende das 10 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. Por telefone, o atendimento pode ser acessado no número 153, ou 3711 4548. A página também oferece o acesso a números atualizados sobre o preço dos combustíveis no município, e um espaço para o consumidor preencher um formulário sobre problemas da telefonia móvel. No site ainda é possível achar o link para a página www.consumidor.gov.br, serviço estatal gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.
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