Saúde e Bem-estar

Saiba quais são as doenças mais comuns nos homens

Pesquisas apontam que saúde, muito mais que genética, também é consequência das escolhas e hábitos de vida. Manter uma rotina saudável e com acompanhamentos preventivos é caminho para envelhecer com qualidade. Isso se aplica especialmente aos homens que, comprovadamente, não costumam dar tanta atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. No Brasil, evidencia-se o Dia Nacional do Homem, em 15 de julho, como uma oportunidade para trazer o assunto à tona e tentar mudar essa realidade. Conheça, abaixo, as doenças mais comuns nos homens.

LEIA MAIS: Dia do Homem foi criado para repensar a saúde masculina

Câncer de próstata

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no Brasil, no triênio de 2023 a 2025, ocorram 704 mil casos novos de câncer. O de próstata aparece em segundo lugar, com 72 mil casos previstos, o equivalente a 21%. Ainda não há resposta concreta para o aparecimento dessa doença nos homens, mas os médicos acreditam que esteja relacionada a fatores genéticos, bem como ao avanço da idade, visto que se manifesta com maior frequência após os 60 anos. Pelo fato de evoluir lentamente, muitos pacientes só percebem a patologia quando está em estado avançado, ocasionando dores na pélvis, nos ossos, nas costas, dificuldade para urinar e perda de peso, além de impotência sexual e incontinência urinária.

Publicidade

Doenças cardiovasculares

Prejudicam o funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração, comprometendo todo o sistema circulatório. As principais são o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto, a pressão alta e a arritmia. O maior causador dessas doenças é o colesterol ruim, também chamado de LDL, que promove acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue. Os sintomas mais comuns são cansaço frequente, hipertensão arterial, palpitações e dores torácicas.

LEIA TAMBÉM: Existe relação direta entre inverno e doenças cardiovasculares? Médico explica

Câncer de pulmão

O Inca destaca que a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é maior entre os homens. O tabagismo é uma das causas da doença, que costuma ser agressiva e se espalha rapidamente pelos demais órgãos. Entre os sintomas estão escarro com sangue, tosse persistente, rouquidão, dor no peito, falta de ar, pneumonia recorrente, sensação de cansaço, perda de peso e de apetite.

Publicidade

Diabetes

Acomete os homens com grande frequência e pode se manifestar a partir de um volume desproporcional de urina, vontade de beber água acima do normal, fome excessiva, emagrecimento, pele seca, visão embaçada e apatia. Entre os fatores que ocasionam o diabetes estão excesso de peso, pressão alta, predisposição genética, apneia do sono e sedentarismo. Identificar a doença no começo permite maior controle e eficiência da medicação, bem como o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos, benéficos para reduzir os efeitos da enfermidade.

LEIA MAIS: Cuidados com a saúde do homem ainda são tabus; confira dicas para mudar esse cenário

Doenças hepáticas

O fígado atua na digestão dos alimentos, na absorção de nutrientes para o bom funcionamento do corpo e na eliminação de agentes que possam afetar a saúde. Os maus hábitos alimentares e o consumo excessivo de álcool e tabaco podem acarretar doenças hepáticas, como cirrose e câncer de fígado. Os sinais mais frequentes dessas patologias são enjoo, vômito, dor de cabeça, urina escura, dor abdominal, pele e olhos amarelados e febre. O diagnóstico tardio pode levar à necessidade de um transplante do órgão.

Publicidade

Fonte: www.vidasaudavel.einstein.br

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.