Pesquisas apontam que saúde, muito mais que genética, também é consequência das escolhas e hábitos de vida. Manter uma rotina saudável e com acompanhamentos preventivos é caminho para envelhecer com qualidade. Isso se aplica especialmente aos homens que, comprovadamente, não costumam dar tanta atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. No Brasil, evidencia-se o Dia Nacional do Homem, em 15 de julho, como uma oportunidade para trazer o assunto à tona e tentar mudar essa realidade. Conheça, abaixo, as doenças mais comuns nos homens.
LEIA MAIS: Dia do Homem foi criado para repensar a saúde masculina
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no Brasil, no triênio de 2023 a 2025, ocorram 704 mil casos novos de câncer. O de próstata aparece em segundo lugar, com 72 mil casos previstos, o equivalente a 21%. Ainda não há resposta concreta para o aparecimento dessa doença nos homens, mas os médicos acreditam que esteja relacionada a fatores genéticos, bem como ao avanço da idade, visto que se manifesta com maior frequência após os 60 anos. Pelo fato de evoluir lentamente, muitos pacientes só percebem a patologia quando está em estado avançado, ocasionando dores na pélvis, nos ossos, nas costas, dificuldade para urinar e perda de peso, além de impotência sexual e incontinência urinária.
Publicidade
Prejudicam o funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração, comprometendo todo o sistema circulatório. As principais são o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto, a pressão alta e a arritmia. O maior causador dessas doenças é o colesterol ruim, também chamado de LDL, que promove acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue. Os sintomas mais comuns são cansaço frequente, hipertensão arterial, palpitações e dores torácicas.
LEIA TAMBÉM: Existe relação direta entre inverno e doenças cardiovasculares? Médico explica
O Inca destaca que a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é maior entre os homens. O tabagismo é uma das causas da doença, que costuma ser agressiva e se espalha rapidamente pelos demais órgãos. Entre os sintomas estão escarro com sangue, tosse persistente, rouquidão, dor no peito, falta de ar, pneumonia recorrente, sensação de cansaço, perda de peso e de apetite.
Publicidade
Acomete os homens com grande frequência e pode se manifestar a partir de um volume desproporcional de urina, vontade de beber água acima do normal, fome excessiva, emagrecimento, pele seca, visão embaçada e apatia. Entre os fatores que ocasionam o diabetes estão excesso de peso, pressão alta, predisposição genética, apneia do sono e sedentarismo. Identificar a doença no começo permite maior controle e eficiência da medicação, bem como o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos, benéficos para reduzir os efeitos da enfermidade.
LEIA MAIS: Cuidados com a saúde do homem ainda são tabus; confira dicas para mudar esse cenário
O fígado atua na digestão dos alimentos, na absorção de nutrientes para o bom funcionamento do corpo e na eliminação de agentes que possam afetar a saúde. Os maus hábitos alimentares e o consumo excessivo de álcool e tabaco podem acarretar doenças hepáticas, como cirrose e câncer de fígado. Os sinais mais frequentes dessas patologias são enjoo, vômito, dor de cabeça, urina escura, dor abdominal, pele e olhos amarelados e febre. O diagnóstico tardio pode levar à necessidade de um transplante do órgão.
Publicidade
Fonte: www.vidasaudavel.einstein.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.