Geral

Saiba por que períodos de frio são ideais para fazer procedimentos estéticos

A realização de procedimentos estéticos no inverno costuma ganhar muitos adeptos, pois é uma estação que oferece diversas vantagens para os cuidados com a pele. Durante o período de frio, a incidência da radiação solar é menor e isso faz com que técnicas que exigem a cicatrização dos tecidos da pele tenham menos riscos de ocasionar prejuízos, como o surgimento de manchas.

Janaína Staub é esteticista | Foto: Divulgação

Além disso, esse período também eleva a possibilidade de repousar mais após as intervenções estéticas, já que as pessoas costumam sair menos no inverno. Então, ao fazer isso e respeitar o tempo de recuperação, os resultados podem ser mais satisfatórios. “O que acontece, na verdade, é que a exposição ao sol é reduzida e, com isso, a chance de reações adversas, como manchas, diminui”, confirma Janaína Staub, esteticista que atua na Clínica Antonio’s, de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Beleza e saúde: conheça o procedimento harmonização orofacial

Publicidade

Junto a isso, escolher o frio para passar por procedimentos estéticos também serve como uma preparação para o verão. Isto é, enquanto a estação mais quente do ano não chega, dá para garantir o repouso e a recuperação necessários. Mas Janaína alerta que, independente da menor exposição ao sol, o uso do filtro solar e dos cosméticos home care é sempre uma atitude indispensável. Na infinidade de procedimentos estéticos disponíveis no mercado, existem aqueles que são mais aconselháveis fazer no inverno. Dentre esses, a esteticista destaca a depilação a laser, o microagulhamento e os peelings.

Peeling facial

O peeling é um procedimento estético que tem como objetivo remover as células mais superficiais da pele. Eles auxiliam a reduzir a oleosidade, diminuir as manchas, rugas e melhorar todo o aspecto e textura da pele. Os peelings de diamante e de cristal possuem os mesmos objetivos, não doem, não ardem e não provocam descamação, mas promovem uma esfoliação controlada da pele.

LEIA TAMBÉM: Como evitar a pele ressecada na estação mais fria do ano

Publicidade

Já o peeling químico, que é feito com diferentes ácidos, auxilia na renovação da pele com o objetivo de acelerar a descamação ou esfoliação, removendo as primeiras camadas, promovendo uma regeneração e melhora da aparência e textura do rosto. Por conta disso, durante o tratamento, o cliente não poderá se expor ao sol e deverá fazer o uso contínuo do filtro solar. E é preferível que se faça o peeling químico no inverno, pois no verão a exposição ao sol aumenta.

Indicações:

  • Rejuvenescimento;
  • Rugas;
  • Mancha;
  • Acne;
  • Oleosidade.

LEIA TAMBÉM: Confira as novidades em skincare para utilizar no dia a dia

Depilação a laser

Cada vez mais procurada, a depilação a laser exige que a paciente não esteja bronzeada ou tenha se exposto recentemente ao sol. Além disso, após a realização da técnica, deve-se ficar sem tomar sol na área por, pelo menos, 15 dias.

Publicidade

Vale ressaltar que ela não é contraindicada no verão, mas a paciente não poderá aproveitar o sol da estação caso faça sessões de depilação a laser nessa época. Janaína explica que é um método considerado permanente, em que a luz do laser é absorvida pela melanina (cor presente nos pelos), gerando um aquecimento e atingindo o bulbo (raiz) e vasos sanguíneos, provocando a destruição dos pelos.

LEIA TAMBÉM: Cuidados com a pele devem ser parte da rotina

O número de sessões depende de vários fatores, como cor e espessura do pelo, cor da pele, sensibilidade e a continuidade ao tratamento. Já a dor varia conforme cada pessoa e a sensibilidade dela, mas normalmente é bem suportável. “Quem está acostumado a depilar com cera ou linha, tolera muito bem o laser”, garante.

Publicidade

Indicada para remoção dos pelos de:

  • Rosto;
  • Barba;
  • Buço;
  • Axila;
  • Peito;
  • Costas;
  • Abdome;
  • Virilha;
  • Pernas.

LEIA TAMBÉM: Roupas de cama e banho: veja dicas de cuidados e conservação

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético realizado com um equipamento chamado de roller (com agulhas descartáveis), que é deslizado sobre o rosto, provocando microperfurações ou microcanais que, além de auxiliar na produção de colágeno, ajuda na permeação de ativos.

O colágeno é uma proteína muito abundante no corpo, que tem a função de dar firmeza e sustentação para o rosto e todo o resto do corpo como nos músculos, ossos e tendões. Durante o tratamento, é fundamental o uso constante de protetor solar e não é aconselhado se expor ao sol. Portanto, para quem gosta de pegar sol, é indicado realizar o procedimento no inverno.

Publicidade

Indicações:

  • Rugas;
  • Linhas de expressão;
  • Cicatrizes de acne;
  • Flacidez de pele;
  • Manchas;
  • Melasma;
  • Estrias.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.