Categories: Coronavírus

Saiba para quem denunciar irregularidades durante a pandemia em Santa Cruz

Desde que passou a receber denúncias de descumprimento do decreto municipal, em 22 de março, a Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul já registra 4.790 relatos de irregularidades. Apenas nesta semana, foram 37.

Recentemente, após conversas com representantes de órgãos de segurança e trânsito do município, foi definido que a população também poderá denunciar determinadas situações para a Brigada Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana.

Uma aba foi criada no site da Prefeitura com exemplos de casos e para quem relatar cada um deles. As denúncias poderão não ser verificadas imediatamente, tendo em vista que seguirão os fluxos de demandas dos órgãos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: OMS reconhece formalmente risco de transmissão do novo coronavírus pelo ar

Veja para quem e como denunciar cada situação:

– Jogos de futebol ou outros esportes em condomínios e quadras esportivas para locação: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.

– Cheguei ao mercado e o estabelecimento está lotado: denuncie para a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp 51 99529-3026.

Publicidade

– Realização de bingos, tanto na cidade quanto no interior: ligue para a Brigada Militar, no 190.

– Vi um ônibus lotado ou com pessoas sem máscara: ligue para a Secretaria de Transportes, no número 3715-3611, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Fora desse horário, denuncie para a Vigilância Sanitária.

– Vi uma pessoa sem máscara na rua: ligue para a Brigada Militar, no telefone 190.

Publicidade

– A loja não dispõe de álcool em gel na entrada para os clientes: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Os atendentes da loja não utilizam máscaras: denuncie à Vigilância Sanitária pelo número 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp.

– Tem uma festa de aniversário na casa do meu vizinho: denuncie à Brigada Militar, pelo número 190.

Publicidade

– No meu condomínio, estão realizando eventos no salão de festas: quando ocorrerem entre as 8 horas e a meia-noite, as denúncias podem ser feitas diretamente para a Vigilância Sanitária, pelo contato 51 99529-3026, preferencialmente via WhatsApp. Após esse horário, a Brigada Militar deve ser acionada (190).

– Tem uma aglomeração de pessoas em frente a uma distribuidora de bebidas: ligue para a Brigada Militar, no 190.

– Passei por uma praça (no Centro ou no bairro) e vi aglomeração: ligue para a Guarda Municipal (153) para dissipar o grupo.

Publicidade

– Presenciei aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos, etc): ligue para a Brigada Militar, no 190.

LEIA TAMBÉM: Vigilância de Santa Cruz autua quatro estabelecimentos em três dias

O que compete a cada órgão:

Brigada Militar: aglomerações em residências, pessoas sem máscara nas ruas, eventos em residências, eventos em condomínios (entre meia-noite e 8 horas), aglomerações em frente a distribuidoras de bebidas, aglomerações em vias públicas (Avenida do Imigrante, loteamentos, etc), realização de bingos, entre outros. O atendimento é 24 horas.

Guarda Municipal: aglomerações em praças. O atendimento é 24 horas.

Secretaria de Transportes: ônibus lotado ou pessoas sem máscara dentro de ônibus. O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta. Fora desse horário, informe à Vigilância Sanitária.

Vigilância Sanitária: locais sem álcool gel disponível para clientes, atendentes de estabelecimentos sem máscaras, eventos em condomínios (das 8 horas à meia-noite), futebol em condomínios ou quadras esportivas e movimento em supermercados. O atendimento é das 8 horas à meia-noite, inclusive sábados e domingos.

LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer o teste de Covid-19 pelo plano de saúde

Telefones para denúncias:

Guarda Municipal: 153
Brigada Militar: 190
Vigilância Sanitária: 51 99529-3026 (com opção de WhatsApp)
Secretaria de Transportes: 3715-3611

Em quatro dias, fiscais notificaram sete estabelecimentos

A Vigilância Sanitária registrou sete notificações por descumprimento do decreto municipal apenas entre a última segunda-feira e essa quinta, 9. Desde o início das ações, em março, já foram 1.184 notificações.

Conforme a Vigilância, 389 locais foram fiscalizados nesta semana. Desses, um foi autuado. O número de fiscalizações desde março chega a 19.910 e o de autos de infração, a 192.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.