Santa Cruz do Sul

Saiba onde procurar atendimento durante as obras no PA do Hospital Santa Cruz

O Pronto Atendimento Municipal que funciona junto ao Hospital Santa Cruz (HSC) está com redução no fluxo de atendimento desde essa segunda-feira, 1º. O motivo são as obras de melhorias no prédio e que limitam a concentração e circulação de pessoas. Com isso, a orientação da direção da casa de saúde é para que a população priorize outros locais para casos de baixa e média complexidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, a Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho) e os postos de saúde do Centro e de Linha Santa Cruz.

De acordo com a diretora de enfermagem do HSC, Fernanda Gallisa, as intervenções têm como objetivo qualificar e otimizar os fluxos, visto que a demanda no local é sempre elevada. Segundo ela, as obras estão divididas em três etapas. A primeira é a sala de espera, um espaço de vidro construído do lado externo, junto à calçada, na Rua Fernando Abott. “Ainda não está em operação porque falta a climatização, e isso só poderá ser feito depois que concluirmos a parte interna”, observa.

LEIA MAIS: PA do Hospital Santa Cruz atende com capacidade reduzida

Publicidade

A segunda etapa é a ampliação da sala de emergência, conhecida como sala vermelha, onde são recebidos os pacientes levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e outros casos de extrema urgência, com risco iminente de morte. A terceira e última etapa é a reforma das salas amarela e verde. “São onde ficam os pacientes em observação de curto, médio e longo tempo, a depender do quadro clínico e do diagnóstico.”

Fernanda enfatiza que durante esse período de obras em andamento, que começou nessa segunda-feira, e vai até a próxima, 8, ninguém terá o atendimento negado, mas eles serão realizados dentro do possível. “No entanto, pedimos que pessoas que apresentam quadros leves ou com duração de mais de uma semana procurem a rede [de atenção básica], que está muito bem estruturada para isso.” Próximo ao HSC, uma das alternativas é a Unidade Básica de Saúde Clementina Martini, localizada ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai), e que possui plantão de segunda a sexta-feira das 18 horas à meia-noite.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra a gripe amplia o público-alvo a partir desta segunda; veja

Publicidade

A expectativa é de que todas as melhorias estejam concluídas até junho. “Essa é a nossa previsão, mas obras têm imprevistos, sobretudo em uma estrutura centenária. Então podem ocorrer situações que venham a atrasar a conclusão.” Fernanda frisa que tudo está sendo executado com a maior rapidez possível, considerando a importância do serviço para a comunidade. Os recursos para custeio são da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Onde ir

  • Urgência e emergência
    • Pronto-atendimento do Hospital Santa Cruz – 24 horas.
    • Unidade de Pronto-atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda – 24 horas.
  • Baixa e média complexidade
    • Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho) – 24 horas.
    • Centro Materno Infantil (Cemai) – 24 horas.
    • Unidade Básica de Saúde *Clementina Martini – Segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite, e aos sábados, das 8 às 18 horas.
    • *Estratégia de Saúde da Família de Linha Santa Cruz – Segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite.
  • *Essas unidades também atendem ao longo do dia, em horário normal.

*Colaborou o repórter John Kaercher Machado

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.