Com o aumento da demanda por assistência médica às vítimas das enchentes, tanto de Santa Cruz do Sul quanto de municípios vizinhos que estão sendo acolhidos, tem havido sobrecarga na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, no Hospitalzinho e no Pronto Atendimento (PA) junto ao Hospital Santa Cruz.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde pede aos moradores de Santa Cruz que priorizem as suas unidades de referência e os plantões noturnos – Posto Central/Clementina Martini, ESF Linha Santa Cruz e Hospital Monte Alverne – para buscar atendimento.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz lança programa para reconstruir a cidade após tragédia; confira
Publicidade
O secretário Fabiano Dupont destaca que Santa Cruz do Sul está preparada para assegurar o acesso aos serviços de saúde mesmo no cenário atual. Ele salienta que as unidades municipais estão orientadas para receber e acolher todas as pessoas. As famílias instaladas nos abrigos do Parque da Oktoberfest contam com o ambulatório montado no local.
Uma força-tarefa com seis agentes comunitários de saúde foi formada para identificar pacientes que perderam receitas, precisam de medicamento controlado ou ainda não se vacinaram contra a Influenza, por exemplo. Eles são orientados a buscar as unidades municipais de saúde.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil faz alerta para novas enchentes em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
Esse grupo também está habilitado para cadastrar necessidades específicas das vítimas, como móveis e utensílios domésticos. Metade deles desempenha o trabalho na Emef Guido Herberts e em caminhadas pelo Bairro Várzea, conversando com moradores que realizam a limpeza dos imóveis.
Entretanto, o secretário enfatiza a importância da colaboração da população no uso dos recursos, para atender o maior número possível de pacientes. “Estamos atravessando um período atípico, Contamos com a compreensão de todos para que possamos viabilizar um atendimento de qualidade tanto aos residentes de Santa Cruz quanto aos pacientes de municípios vizinhos, que foram mais severamente afetados pelas chuvas e estão desprovidos de estrutura hospitalar adequada”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Entidades buscam ajuda para o meio rural
Publicidade
Além disso, situações de saúde caracterizadas como urgência e emergência – acidentes, fraturas, dores no peito, problemas respiratórios e sangramentos – devem ser encaminhadas às unidades de pronto-atendimento. Já em casos que não representam risco iminente à vida, a recomendação é buscar os plantões noturnos.
Os horários de funcionamento são os seguintes:
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.