O Podemos divulgou nessa quarta-feira, 31, que não vai apresentar candidatos a prefeito e vice-prefeito. A decisão foi anunciada em comunicado divulgado no Instagram do partido político. Com isso, a disputa pelo Palacinho pode contar com apenas três chapas.
No texto, a sigla diz que as coligações são fundamentais para manter o projeto possível, o que não teria ocorrido dentro do grupo. Em outro ponto, manifesta a ideia de fortalecer a atuação através dos futuros candidatos a vereador. Na prática, a posição coloca fim ao movimento do bloco que tinha adesão de Podemos, Novo, Avante e Solidariedade para a disputa da Prefeitura de Santa Cruz. O grupo chegou a indicar as pré-candidaturas de Nicole Weber, do Podemos, para o Palacinho, com Francisco Carlos Smidt, do Novo, de vice.
LEIA MAIS: Nicole Weber desiste de concorrer à prefeitura
Publicidade
Questões como a dificuldade de recursos para a campanha e pouco tempo de propaganda eleitoral podem ter influenciado na decisão dos partidos. O Novo, por exemplo, tem pouco tempo de propaganda eleitoral. Também teria influenciado o fato do Novo ter barrado um possível ingresso do PDT. A eventual adesão dos trabalhistas era aposta do Podemos para agregar recursos e tempo no rádio e na TV.
Já o lançamento da candidatura de Francisco Carlos Smidt como prefeiturável em chapa pura pelo Novo, ficou praticamente inviável com o atual cenário. A tentativa de um novo mandato no Legislativo também está descartada. No ano passado, quando ainda estava no PSDB, ele anunciou que não iria disputar novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores, depois de sete legislaturas consecutivas.
LEIA TAMBÉM: Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de Santa Cruz poderá gastar durante a campanha
Publicidade
Com os últimos movimentos políticos, a expectativa é para as convenções do Podemos, Avante e Solidariedade, que ocorrem nesta sexta-feira, 2, na Câmara de Vereadores. Além de deliberar sobre os nomes de cada sigla para concorrer ao Legislativo, o grupo também vai colocar em discussão a postura quanto a disputa pela Prefeitura de Santa Cruz.
Uma das tendências seria fechar apoio ao grupo do PL e MDB, que vai oficializar a dobradinha entre Sérgio Moraes e Alex Knak. As últimas alterações no cenário eleitoral vão impactar no número de chapas. Inicialmente, cinco siglas tinham cogitado apresentar nomes. O PSTU acabou por desistir em função de dificuldades financeiras.
LEIA TAMBÉM: Partidos retomam convenções em Santa Cruz
Publicidade
Agora, o Podemos abriu mão da indicação de Nicole Weber, que pode disputar novamente uma cadeira na Câmara. Com isso, devem ser três chapas concorrentes ao Palacinho. A federação PT, PC do B e PV já oficializou o nome de João Pedro Schmidt. No domingo, 4, o Progressistas vai homologar a candidatura de Helena Hermany para reeleição. Já na segunda, último dia para as convenções, o PL vai referendar a indicação de Sérgio Moraes.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade