Santa Cruz do Sul

Saiba o que pode estar causando alteração no valor das contas de água em Santa Cruz

Clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) relatam problemas com as faturas de água em Santa Cruz do Sul. Isso porque as contas estão vindo com valores expressivos, muitas vezes com dobro ou o triplo do que geralmente é cobrado.

LEIA TAMBÉM: Serviços da Corsan deixam bairros de Santa Cruz sem água nesta semana; veja

A situação, contudo, não é novidade. Somente no ano passado, por exemplo, foram 193 casos com faturas acima do comum. Conforme o gerente da Corsan, Bruno Barreto, problemas no hidrômetro ou vazamentos internos podem ocasionar o problema. “A primeira coisa que o usuário deve fazer é verificar no hidrômetro a leitura que foi tirada, para ver se não há erro. Se a leitura estiver correta, é preciso verificar se não há passagem de água no hidrômetro. Ou seja, o cliente desliga tudo e verifica o hidrômetro. Se os ponteiros seguirem girando é indício de vazamento interno”, explica.

Publicidade

Caso o cliente constate essa situação, o recomendado é fazer um agendamento no escritório da Corsan para que a situação chegue ao conhecimento e possa ser avaliada pela equipe. “Se identificarmos o fator que está elevando a conta, faremos a alteração”, diz. Há também a possibilidade de o cliente solicitar a aferição do hidrômetro junto ao Inmetro. “Em situações de o usuário ainda não estar satisfeito, os próximos passos seria procurar a agência reguladora, portando toda documentação e protocolos de atendimento junto a Corsan e, por fim, os órgãos de defesa do consumidor”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Agência reguladora aplicou R$ 150 mil em multas na Corsan

Na tribuna, vereador critica cobranças abusivas

O assunto também foi pauta na sessão da Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, 27. Rodrigo Rabuske (PTB), subiu à tribuna para criticar as cobranças expressivas nas contas de água, relatadas a ele por ao menos dez usuários nos últimos dias. O parlamentar ainda afirmou estar estudando uma forma de ajudar os usuários e que levou o caso ao conhecimento do Ministério Público para que a comunidade tenha uma resposta imediata. A situação também foi citada pela vereadora Nicole Weber (PTB).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.