Não é incomum a situação de comprar determinado medicamento e não utilizar todo o conteúdo da embalagem, seja por não haver necessidade, ineficácia ou alergia ao princípio ativo.
Com isso, muitas pessoas têm em casa uma gaveta lotada de remédios sem uso e até mesmo fora do prazo de validade, e não sabem o que fazer com eles. Nesses casos, a orientação da Secretaria Municipal
da Saúde de Santa Cruz do Sul é levar os produtos até uma farmácia, seja ela municipal ou privada, para que os profissionais façam o descarte.
Esses estabelecimentos possuem contratos com empresas que fazem a coleta e gerenciamento desses resíduos para o local correto. Ao colocar medicamentos no lixo doméstico, existe a possibilidade de que outras pessoas tenham acesso e os consumam de forma inadequada e inadvertida. Isso pode levar a casos de intoxicação e reações adversas.
Publicidade
Mesmo que estejam dentro da validade, a doação não é recomendada, pois não há como saber se os remédios foram acondicionados adequadamente e, dessa maneira, garantir a sua eficácia.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade