Geral

Saiba como ver a chuva de meteoros Geminídeas entre esta quinta e sexta-feira

Nesta quinta, 14, e sexta-feira, 15, a dica é ficar de olho no céu. Entre esses dias vai ocorrer a chuva de meteoros Geminídeas, que tem esse nome porque acontece na constelação de Gêmeos. Será a melhor visualização desta chuva de meteoros, que é uma das maiores do ano.

As “estrelas cadentes”, como o fenômeno é popularmente chamado, resulta da interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas. Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu. 

LEIA TAMBÉM: Odisseia no espaço: Nasa marca datas possíveis para retorno à Lua

Publicidade

As chuvas de meteoros acontecem por vários anos consecutivos e cada uma tem um época certa para ser visualizada. Elas são batizadas com o nome da constelação de onde parecem estar saindo. Algumas das mais famosas são: Geminideas ou Geminides (constelação de Gêmeos), Perseidas (constelação de Perseus) e Leônidas (constelação do Leão). Cada chuva de meteoros é causada pela nuvem de detritos de um cometa diferente.

Para ver

Na Região Sul, a melhor condição meteorológica para visualizar a chuva de meteoros Geminídeas será no Paraná, que terá poucas nuvens entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. O oeste catarinense também terá boas condições. Já nas demais áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a visualização será prejudicada pelo excesso de nuvens e grande chance de chuva. O início da visualização da chuva de meteoros Geminídeas no Sul do Brasil é às 23h59 de quinta-feira, isto é, na virada para a sexta-feira.

Atenção!

Para ver “estrelas cadentes” não precisa de telescópio, nem binóculo e nem luneta. Elas devem ser observadas a olho nu. O ideal é ir para um lugar bem escuro, deitar no chão e ficar curtindo os rastros luminosos rasgando o céu e, claro, fazendo pedidos.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.