A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.
O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Brasil tem três casos confirmados. São dois de São Paulo e um do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul confirma primeiro caso da varíola dos macacos
Publicidade
Como transmite:
- Contato próximo com lesões
- Fluidos corporais
- Gotículas respiratórias
- Materiais contaminados, como roupas de cama.
Segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos. Luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual devem ser usados ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa.
LEIA TAMBÉM: Anvisa orienta hospitais sobre casos de varíola dos macacos
Sintomas:
- Pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável
- Dor de cabeça
- Febre acima de 38,5 graus
- Linfonodos inchados
- Dores musculares e no corpo
- Dor nas costas
- Fraqueza profunda
É necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.
Publicidade
O surto de varíola dos macacos, que já foi confirmado em 16 países e várias regiões do mundo, ainda pode ser controlado e a OMS garantiu, em maio, que o risco de transmissão é baixo.
LEIA MAIS: Brasileiro é diagnosticado com varíola dos macacos na Alemanha
Vacinas
A vacinação contra a varíola tradicional é eficaz também para a varíola dos macacos, mas a OMS explicou que pessoas com 50 anos ou menos podem estar mais suscetíveis já que as campanhas de vacinação contra a varíola foram interrompidas pelo mundo quando a doença foi erradicada em 1980.
Publicidade
LEIA MAIS: Anvisa indica uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos ao Brasil
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade