O delegado, professor, escritor e palestrante Emerson Wendt concedeu entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã desta quarta-feira, 8, para falar sobre o índice de crimes cibernéticos no ano de 2024 e dar dicas de como se prevenir de golpes na internet.
Segundo Emerson, a partir da pandemia se registrou um incremento significativo no número de crimes praticados na internet. “É o que a gente chama de migração do crime da rua para o ambiente digital, onde criminosos aplicam golpes, mudando a característica da sua prática criminosa. Em 2024 nós tivemos um grande número de atividades policiais por todo o Brasil.”
LEIA TAMBÉM: Marinha encerra busca ativa por desaparecidos em ponte que desabou entre Maranhão e Tocantins
Publicidade
Quando questionado sobre as tentativas de golpes no WhatsApp e em outras redes sociais, o delegado disse que muitas pessoas só dão conta de que não se protegiam da forma correta após sofrerem o golpe. Uma dica importante, como alerta Emerson, é a autenticação dos dois fatores. “O que a gente tem sugerido é a utilização desse duplo fator de autenticação por algum desses aplicativos gratuitos. É o caso do Microsoft Authenticator e do Google Authenticator.
Outra forma de se cuidar, ainda mais, é conferindo o perfil de Emerson no Instagram: @emersonwendt. Por lá as pessoas podem conferir informações por meio de cards e vídeos, anúncios de lives sobre segurança digital, dentre outras dicas.
Segundo Emerson Wendt, um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é de criar senhas fáceis – só de números ou de letras, e utilizarem as mesmas senhas para todos os aplicativos. Ele também alerta para as pessoas não deixarem o telefone próprio visível nas redes sociais.
Publicidade
Confira a entrevista completa:
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade