ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saiba como proteger a saúde contra o calor extremo previsto para os próximos dias

"Calorão" deve retornar à região nesta semana; confira a previsão do tempo

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgou um alerta à população em relação ao calor extremo previsto para os próximos dias no Rio Grande do Sul. A elevação das temperaturas pode desenvolver problemas de saúde, por isso é preciso redobrar os cuidados. Idosos, crianças e gestantes são alguns dos grupos com maior risco.

No âmbito da saúde, é considerado calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta que a temperatura média do corpo humano (em torno de 36,5 graus). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, passando dos 40 graus.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sol, calor intenso e chuva: confira a previsão do tempo para esta semana

Publicidade

Nessas situações, o corpo tenta fazer ajustes para regular a temperatura interna por meio do suor e aumento das batidas do coração e da pressão arterial. Isso pode ocasionar quadros de cansaço, dificuldade para respirar e alteração na frequência e volume de urina. O calor, inclusive, pode levar à morte, em virtude de ataques cardíacos e derrames causados pelo esforço de tentar manter a temperatura corporal estável.

A recomendação é que a pessoa busque atendimento médico se não se sentir bem ou apresentar náuseas, taquicardias, tonturas, sensação de desmaio ou queimaduras solares. Os grupos de maior risco são crianças e idosos, assim como pessoas em condições específicas de saúde, como gestantes, pessoas com pouco condicionamento físico ou sobrepeso, com doenças crônicas, deficiência mental ou problemas de saúde mental e acamados. Condições de moradia (com difícil acesso a água potável, em instituições de longa permanência, privadas de liberdade ou em situação de rua) e de trabalho (ao ar livre ou em ambientes fechados sem refrigeração ou ventilação adequadas) também podem gerar maior chance de problemas com o calor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão

Publicidade

Recomendações à população:

As pessoas que necessitam se expor ao calor extremo devido ao trabalho podem, como medidas adicionais de proteção:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta