Desde o ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde colocou na internet uma ferramenta para a solicitação de medicamentos de uso contínuo. Insulina, remédios para o pulmão, suplementos alimentares e dietas para sonda, itens que não estão disponíveis nas farmácias municipais, podem ser pedidos pela rede. O site facilita o acesso aos pacientes, fazendo com que o trâmite burocrático seja todo eletrônico, deixando apenas a retirada junto à Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira coordenadora do setor de medicamentos da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, Leila Beatriz Schmitt, explica que a mudança foi implementada no ano passado. “Com a criação desse site, ficou muito mais fácil o acesso. O paciente encaminha todos os documentos pelo celular ou computador e aguarda a análise para liberação dos medicamentos”, disse.
LEIA MAIS: Medicamentos do Estado podem ser solicitados pela internet
Publicidade
Até então, essas substâncias, que não são as mesmas entregues aos pacientes nos postos de saúde, eram pedidas de forma presencial, junto à farmácia que funciona na Secretaria Municipal da Saúde. “Quando faltava um documento, o paciente necessitava voltar, mais de uma vez, para dar entrada no pedido de novo. Agora tudo é feito pela internet e, quando aprovado, o paciente só vai buscar os medicamentos”, esclarece Leila.
A lista de medicamentos tem 113 fórmulas, usadas em 20 linhas de tratamento. São remédios mais caros, e que geralmente são de uso contínuo, fornecidos pelo governo do Estado para pacientes que necessitem comprovadamente dessas fórmulas. “A cada seis meses é necessário validar o cadastro, com documentos que comprovam o uso. Depois disso, é só retirar, mensalmente, os remédios na Secretaria da Saúde”, complementa a farmacêutica.
Como pedir
Publicidade
O site para fazer o cadastro é o www.ame.rs.gov.br. O acesso pode ser feito por celular, tablet ou computador. No cadastro, é preciso informar os documentos e mandar fotografias de laudos, exames e receitas, para comprovar o uso dos medicamentos.
Após o envio das informações, uma junta de peritos do Estado avalia o pedido e aprova ou não. Eles podem também solicitar mais informações do paciente.
Quando sai o resultado, o paciente recebe uma mensagem SMS no telefone celular cadastrado no sistema. O serviço é válido apenas para pacientes maiores de 18 anos. Pedidos para crianças e adolescentes precisam ser feitos junto à Farmácia Central.
Publicidade
LEIA MAIS: Como ter acesso de graça aos medicamentos?