Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) anunciou uma novidade para 2021: não vai mais encaminhar aos proprietários o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de forma impressa, no papel.
A partir do próximo ano, o documento estará disponível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e poderá ser acessado pelo smartphone, de qualquer lugar. O formato é semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Mas quem preferir ainda pode imprimir por conta própria o CRLV no site do Detran/RS.
Para utilizar o documento virtual, é necessário instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para as plataformas Android e iOS. Feito isso, o passo seguinte é fazer o cadastro na plataforma do governo federal, processo que dura poucos minutos.
Publicidade
Depois o condutor deve cadastrar o CRLV no aplicativo, e para isso são necessárias informações presentes no Certificado de Registro do Veículo (CRV), popularmente conhecido como DUT – usado na transferência do veículo. Com o cadastro pronto, o documento (que é de porte obrigatório) fica disponível no smartphone para acesso a qualquer momento.
LEIA MAIS: Inicia o pagamento antecipado do IPVA com desconto
Ainda dentro do aplicativo é possível acessar a CNH digital, consultar infrações e outros serviços. Para informar a população a respeito das mudanças, desde 16 de dezembro o Detran/RS realiza campanhas em jornais, rádios, televisão e mídias sociais. Apesar de não ser mais impresso, os condutores ainda precisam pagar a taxa de licenciamento. Já a taxa de expedição foi extinta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmeras ajudarão a encontrar veículos com IPVA vencido
This website uses cookies.