Categories: Saúde

Saiba como o calor pode afetar a sua saúde ginecológica

O clima brasileiro costuma parecer brutalmente quente o ano todo, especialmente nesta época do ano, com a chegada do verão. Nestes períodos, é importante nos protegermos, não só lembrando do protetor solar, mas reconhecendo que o calor pode impactar o nosso corpo de maneira geral e especificamente em relação à saúde ginecológica.

Com a chegada do verão, aumentam os casos de uma das doenças que mais afetam a saúde feminina: a candidíase. Trata-se de uma infecção localizada nas regiões da vulva e da vagina, causada por um fungo, em geral a Cândida Albicans. Para evitá-la, os cuidados com a higiene pessoal devem ser redobrados nesta época do ano, em que há o aumento da temperatura.

A ginecologista Camila Ramos explica que o calor causa a alteração da acidez na vagina e a redução dos bacilos de defesa da flora de proteção, facilitando a proliferação da doença. Inchaço, coceira, inflamação vulvar e vaginal, além de secreção esbranquiçada e densa, são os principais sintomas da candidíase. “A doença tem a alteração da flora vaginal como principal causa”, ressalta a ginecologista.

Publicidade

Dicas para enfrentar o calor sem prejudicar a saúde:

Conforme a ginecologista, se for viajar, é importante planejar com antecedência. Tente marcar uma consulta com a sua ginecologista, leve uma receita para o caso de emergência. Assim, se a candidíase aparecer, não vai atrapalhar sua viagem.

Tenha cuidado quando se trata de higiene: durante o verão, as mulheres tendem a remover os pelos pubianos com frequência. Dependendo do método de remoção, a limpeza pode causar pêlos encravados, queimaduras incômodas com lâmina de barbear e infecções dos folículos capilares ou foliculite. A limpeza também pode causar lesões na pele, incluindo queimaduras por cera quente, cortes ao barbear e até micro-abrasões expostas aos olhos, todas as quais podem ser infectadas e aumentar o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o vírus do papiloma humano (HPV) e molusco contagioso. Também é importante manter uma boa higiene após qualquer tipo de depilação e manter a área limpa enquanto monitora quaisquer sinais de infecção.

Publicidade

Não seja excessivamente agressivo com a higiene vaginal. A vagina não precisa de atenção extra ou limpeza apenas por causa do clima mais quente; é uma parte incrível da anatomia feminina, com a capacidade de suportar todos os tipos de mudanças no pH de fluidos como sangue menstrual e ejaculação pós-relação sexual. A vagina pode se ajustar rapidamente às condições normais por conta própria, e isso não mudará durante o verão.

Cuidados para evitar as infecções vaginais por fungos:

● Mantenha sua área vaginal limpa. Use água e sabão neutro sem cheiro. Enxague bem.

Publicidade

● Depois de usar o banheiro, limpe da frente para trás para evitar espalhar leveduras ou bactérias de seu ânus para a vagina ou trato urinário.

● Use roupas íntimas que ajudem a manter a área genital seca e não retenha o calor e a umidade. Uma boa opção é a roupa íntima de algodão.

● Evite roupas justas, como meia-calça e jeans justos. Isso pode aumentar o calor corporal e a umidade na área genital.

Publicidade

● Troque o maiô ou biquíni molhado imediatamente. Vestir um maiô molhado por muitas horas pode manter sua área genital quente e úmida.

● Troque os absorventes ou tampões com frequência.

● Não use desodorantes ou sprays, perfumes. Esses itens podem alterar o equilíbrio normal dos organismos em sua vagina.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.