Quando se fala em memória afetiva, obviamente se fala de aromas, sabores e momentos que despertam boas sensações. E isso tem relação muito próxima também com a gastronomia. Seja pelo gosto de uma comida ou de uma bebida, o fato é que o que se experimenta ao longo da vida deixa lembranças. A cerveja, por exemplo, consumida nos mais diversos momentos, é sempre bem-vinda por quem a aprecia, faça frio ou calor. Quando combinada com algum prato, aliás, pode se tornar uma experiência única, capaz de conquistar inúmeros paladares.
É isso que observa o sócio-proprietário da Cervejaria Hbier, Henrique Dopke. Ele lembra que a cerveja está intimamente ligada ao momento vivido ou comemorado e que a tendência para os dias mais frios são as mais intensas. Entre as principais, cita a Stout, composta por malte torrado e que remete ao café; a Tripel Zanzibar, eleita por duas vezes a melhor Tripel do Brasil e conhecida por elevada graduação alcoólica e notas condimentadas que remetem à baunilha e ao cravo. Esses últimos, observa Dopke, não são adicionados na fabricação, mas sim resultantes do processo de fermentação natural da cerveja.
Outras opções são a Red Ale, uma das mais consumidas da HBier independentemente da época do ano, com notas de caramelo tostadas em sua composição, oriundas do malte na receita; e ainda a American Pale Ale (APA), com adição de cacau que equilibra o amargor do lúpulo, o adocicado do malte e as notas do cacau.
Publicidade
Duas delas são harmonizadas facilmente no cotidiano, conforme Dopke. A Red Ale tem harmonização por similaridade com o churrasco ou hambúrguer de carne grelhada com bacon crocante, já que o tostado da carne se soma ao tostado e torrado do grão, levando a novas notas gustativas. Já a Stout tem harmonização por intensidade com Petit gateau ou Brownie de chocolate, aguçando o sabor adocicado e o torrado do malte na cerveja.
A fabricação de uma boa cerveja inclui como ingredientes principais água, malte, lúpulo e levedura. Algumas, no entanto, contam com a adição de especiarias como o coentro, a casca de laranja e o cacau. A Cervejaria HBier, em atividade desde 2009, tem inovado constantemente em seu processo de fabricação. Nos últimos sete anos, tem conciliado a fabricação de cerveja com os segmentos de pub e eventos e já serviu milhares de litros em Santa Cruz. Hoje fabrica 12 estilos: Munique Helles, Red Ale, Witbier, Weizen, Cacau APA, American Pale Ale (APA), India Pele Ale (IPA), Juicy IPA, Tripel Zanzibar, Pale Ale, Bohemian Pilsner e Stout.
HBier Weizen e Schnitzel, batata assada com alecrim, purê de maçã e molho de nata
Harmonização por contraste – Um prato com mais gordura combina com algo que tenha acidez e doçura. Nesse caso, a cerveja de trigo (Weizen) é indicada.
Publicidade
HBier Red Ale e Bife à parmegiana com arroz à grega
Harmonização por contraste – As notas de caramelo dos maltes da cerveja quebram a acidez do molho de tomate. O queijo compõe muito bem a harmonização com teor alto de gordura e levemente adocicado e sabor muito pronunciado, combinando perfeitamente com a cerveja.
HBier Red Ale e Costela prensada, demi de cebola brulle, purê de moranga caramelizada e crocante de queijo
Harmonização por similaridade – Os sabores tostados da cerveja combinam com a caramelização da carne assada e da cebola, que é intensa e rica em sabores.
HBier IPA e Gravlax de salmão com guacamole
Harmonização por complemento – O perfil terroso do estilo da cerveja complementa o sabor complexo do peixe e das especiarias usadas, acentuando o sabor do marcante guacamole.
Publicidade
HBier Red Ale e Polenta mole, polenta recheada, molho de frango, molho 6 queijos, queijo parmesão ou grana padano
Harmonização por contraste e complemento – Queijos duros e salgados, como o grana padano, pedem cervejas com corpo e notas de maltes tostados. A caramelização dos elementos do molho de frango soma ao tostado e frutado do estilo de cerveja.
HBier Weizen e Musseline de milho com costela de porco ao molho de ameixa
Harmonização por complemento – O frutado do molho de ameixa, somado à caramelização da carne, casa bem com a leve acidez do trigo da cerveja.
HBier Red Ale e escondidinho de ragú de cordeiro e batata baroa, queijo parmesão e crispy de alho poró
Harmonização por complemento – A caramelização da carne e a potência do parmesão ficam aperfeiçoadas com o caráter frutado e tostado do estilo de cerveja proposto.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
This website uses cookies.