ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saiba como funcionam as oficinas culturais gratuitas oferecidas em Santa Cruz

Novo endereço conta com espaços para cada atividade

O número 533 da Rua Fernando Abott, no centro de Santa Cruz do Sul, transformou-se em referência cultural no município. Foi inaugurado na última quarta-feira, 6, nesse local, o Centro de Oficinas Culturais. A ideia é concentrar todas as aulas, que atualmente são ministradas em diferentes pontos da cidade. 
A sala foi locada pela Prefeitura e adaptada às necessidades, de acordo com a orientação dos oficineiros.

“Esse é o resgate das oficinas da Secretaria Municipal de Cultura. Elas ficaram sem estrutura durante muito tempo”, destacou o titular da pasta, Marcelo Corá. Ele reforçou que esse era um dos pedidos antigos dos instrutores. “Temos uma equipe qualificada, mas que estava limitada por causa dos espaços nos quais atuava”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz inaugura Centro de Oficinas Culturais

Publicidade

Como funciona

As aulas são gratuitas, mas é preciso atentar, porque as turmas são limitadas e, em geral, montadas de acordo com a faixa etária. Elas têm duração de uma a duas horas e meia, de acordo com o segmento escolhido. 

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou de forma online, no site www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/oficinas-de-cultura. Estão disponíveis oficinas de cerâmica e desenho, a partir de 12 anos; teclado e violão, a partir dos 10 anos; informática; teoria musical; saxofone; corais e pintura, para várias idades.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Curso de gastronomia para crianças tem inscrições abertas

Publicidade

Pluralidade das oficinas

Valquíria Ayres Garcia é instrutora da oficina de pintura

Valquíria Ayres Garcia é instrutora das oficinas de pintura. A sua sala está montada, com mesas, tintas e trabalhos coloridos como decoração nas paredes. Ela vê na abertura do espaço a ampliação da oportunidade para que as pessoas participem. “A gente vê que elas querem fazer, mas muitas vezes não têm condições financeiras de adquirir o material. Aqui, a Secretaria de Cultura disponibiliza”, enfatizou.

Ela conta que podem participar alunos de diferentes idades, o que considera positivo, sobretudo quando é possível a troca de informações entre as faixas etárias. Eles iniciam com formas mais simples e vão, ao seu tempo, aprimorando o conhecimento, até que possam fazer uma exposição. “Assim que possível, montamos mostra para que possam se motivar ainda mais.”

Publicidade

LEIA MAIS: Dia do Hambúrguer: Gastronomia da Unisc cria receitas; confira

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta