A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDETT), está implementando, desde o começo de junho, um plano de recuperação da economia local. O objetivo é superar os efeitos negativos provocados pela pandemia do novo coronavírus nas atividades do município.
Com foco nos cinco setores principais da economia de Venâncio – agricultura, indústria, comércio, serviços e turismo –, juntamente com inovação e tecnologia, o plano busca a recuperação, mas também a preparação do município para se desenvolver economicamente nos próximos 20 anos. Através de videoconferências, setores da Prefeitura e diversas lideranças locais, representantes de entidades como a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Emater, Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Sebrae, Afubra e outras, discutem e avaliam as ações que podem ser implantadas.
LEIA MAIS: Venâncio Aires tem 275 casos de Covid-19, mas apenas cinco ativos
Publicidade
O prefeito Giovani Wickert (PSB) elogiou o empenho dos empresários e dos líderes municipais para buscar soluções e contornar os problemas. “Na crise, chegamos à conclusão de que a gente se reinventa e cresce. Saímos da zona de conforto após uma instabilidade econômica que o País já vinha vivendo, agravada pela estiagem prolongada que nos atingiu neste ano. O diagnóstico que temos hoje é que os nossos empreendedores estão reagindo”, afirmou. Setores como fumageiro, vestuário e metalmecânico e indústria em geral já mostram sinais de recuperação, que podem ser percebidos na retomada das contratações e novos investimentos.
Na avaliação do prefeito, a diversificação da economia de Venâncio Aires é uma das explicações para os bons resultados que vêm sendo alcançados até o momento e é também uma das apostas para o futuro. “Em Venâncio temos um equilíbrio maior entre agricultura, comércio e serviços. Nós temos as três atividades bastante presentes, e isso é uma receita que nos deu condições de reagir melhor neste momento”, explicou Wickert. Setores como o fumageiro e o de proteína animal, mesmo com a crise, vão ampliar os seus investimentos no município.
LEIA MAIS: Região de Santa Cruz do Sul mantém bandeira laranja
Publicidade
Foco em novos negócios e nos já existentes
O plano de recuperação econômica pós-pandemia está estruturado em quatro eixos principais: atração de novos negócios para o município, fomentar os empreendimentos já existentes, qualificar os empresários e a mão de obra e inovar na gestão pública e transparência. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cláudio Soares, foi criado um Conselho de Desenvolvimento (Condes), com o objetivo de discutir políticas e ações para o enfrentamento da crise e também criar uma diretriz de crescimento que sirva de guia para os próximos 20 anos.
Com encontros e discussões que envolveram líderes empresariais e políticos, universidades e a população, através das videoconferências, o plano será lançado oficialmente pela Prefeitura nesta quarta-feira. “Podemos dividilo em dois eixos: ações programadas para o futuro e ações que já vinham ocorrendo, para que a população conheça e concorde ou discorde das medidas que estamos adotando. Mesmo estando em discussão, em paralelo ele também está em execução”, revelou Soares. Além de vislumbrar o futuro, o plano também mostra como tem agido a Prefeitura de Venâncio Aires.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEO: “Os próximos 15 dias serão cruciais. Se puder, fique em casa”, alerta governador
Após quase quatro meses do início da pandemia e dos efeitos negativos provocados por ela, Cláudio Soares acredita que a análise do cenário mundial e o paralelo traçado com o cenário local foram decisivos para a tomada de decisões da Prefeitura, antecipando-se na retomada das atividades e, com isso, na recuperação econômica. “No primeiro semestre de 2020, Venâncio Aires foi o município que mais gerou empregos no Brasil”, comemorou o secretário.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.