As queimadas ocorridas em áreas de mata de praticamente todos os estados brasileiros estão deixando a população apreensiva. Isso porque as partículas provenientes das queimadas dão a sensação de que o país está imerso em fumaça. Imagens de satélite divulgadas por institutos de meteorologia confirmam esse cenário. Com isso, a qualidade do ar em cidades como São Paulo estão alcançando níveis bem ruins.
Na capital paulista, por exemplo, quase todas as estações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontaram ar com qualidade ruim ou muito ruim. Assim, São Paulo está desde o começo da semana com o pior ar para se respirar do mundo. No Rio Grande do Sul, porém, não há informações de medição em estações de superfície, dificultando aos gaúchos saber como está o ar que estão respirando.
LEIA TAMBÉM: Governo Lula avalia volta do horário de verão
Publicidade
Na internet, alguns sites informam a qualidade do ar nos municípios do Rio Grande do Sul. Contudo, isso é feito com base em estimativas de satélites. Exemplo disso é o AccuWeather, que mostra Santa Cruz do Sul com uma qualidade do ar considerada razoável. Isto é, o ar está aceitável para a maioria das pessoas, mas grupos sensíveis podem apresentar sintomas leves, como tosse e dificuldade de respiração, principalmente em pessoas que sofrem de asma e outras doenças respiratórias crônicas.
A tendência para os próximos dias é que o índice de qualidade do ar no município se mantenha razoável. A melhora da situação, segundo especialistas, só deve ocorrer quando os focos de incêndio forem controlados e houver uma mudança no tempo, permitindo a dispersão dos poluentes. Nas últimas 24 horas, 5 mil pontos de queimada foram registrados.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.