Santa Cruz do Sul

Saiba como descartar o lixo eletrônico corretamente em Santa Cruz

O que fazer quando um aparelho eletrônico não tem mais conserto e precisa ser descartado? Essa dúvida é muito comum. Para boa parte da população, o destino do equipamento acaba sendo um depósito caseiro ou a lata de lixo. Na América Latina, estima-se que 97% dos resíduos eletrônicos não possuem destinação correta, conforme dados da ONU. A falta de conhecimento sobre como fazer isso do jeito certo traz impactos significativos ao meio ambiente. Para mudar os indicadores, o Brasil tem aumentado ano a ano o número de pontos de descarte.

Em Santa Cruz do Sul, a população pode levar os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) – nome dado aos eletrônicos rejeitados por não terem mais utilidade – à Central de Recebimento de Eletrônicos e Pneumáticos (Crepel). Localizada na Rua 28 de Setembro, 1.707, no Bairro Goiás, é responsável por realizar a destinação correta do material recebido. 

LEIA TAMBÉM: Drive-thru de coleta de recicláveis reforça a conscientização sobre o lixo

Publicidade

Entre janeiro e outubro deste ano, a Crepel recebeu 7,9 toneladas de resíduos eletrônicos, conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Somente no mês passado, foram entregues 600 quilos. O material é encaminhado a empresas do município e região autorizadas a fazer o reaproveitamento. 
Pneus também são aceitos na central. Eles são destinados à EcoTires, estabelecimento de Faxinal do Soturno licenciado para a destinação correta do resíduo. No entanto, são aceitos apenas aqueles que não contenham sujeira de terra, pedras e outros resíduos.

Em dez meses, 7.340 pneus foram entregues na central, 140 somente em outubro. De acordo com a pasta, o controle de dados passou a ser realizado somente em 2023 e não há histórico referente aos anos anteriores.

OPINIÃO: Benno Kist: “Precisamos pôr os olhos no lixo”

Publicidade

Na avaliação da diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Josiane Frantz, os números apresentados nesse levantamento são positivos. “A população está, aos poucos, destinando corretamente os resíduos que podem ser reaproveitados”, ressalta.

Prédio que abriga unidade de Santa Cruz, no Bairro Goiás, receberá o Demur em breve | Foto: Alencar da Rosa

Desafio é a conscientização sobre o descarte dos resíduos eletrônicos

Embora a lista de objetos aceitos pela Crepel seja grande, parte das pessoas acaba descartando na unidade produtos que deveriam ter outro destino. Pilhas, baterias, lâmpadas e até itens recicláveis estão entre os tipos que chegam ao local. Para a diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Josiane Frantz, um dos principais motivos é o desconhecimento sobre as normas ambientais que definem a destinação correta desses produtos.

LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do descarte correto do lixo

Publicidade

A Política de Resíduos Sólidos estabelece que os consumidores devolvam pilhas, baterias e lâmpadas usadas nos estabelecimentos comerciais. Essas pessoas são responsáveis por devolver aos fabricantes para a destinação ambiental correta, de acordo com as regras do Sistema Nacional do Meio Ambiente. No entanto, nem todos estão familiarizados com essas regras.

Já o material reciclável deve ser entregue à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Pode ser colado ao lado dos contêineres de lixo orgânico nos dias de recolhimento. “Muita gente chega com lâmpada ou pilha e não sabe o que fazer. Destacamos que, conforme a lei, eles precisam destinar para os estabelecimentos. A maioria aceita e faz o descarte, mas não são todos. Precisamos educar as pessoas para que elas façam a destinação correta”, ressalta Josiane.

LEIA TAMBÉM: Reciclar: o ressignificar do lixo para reduzir os impactos ambientais

Publicidade

Outro problema é a dificuldade de encontrar a central. Não há placa de identificação na fachada do edifício, embora tenha um outdoor, em branco, instalado no estacionamento. Para que as pessoas não passem despercebidas pela Crepel, funcionários colocaram um carrinho de carga com um antigo televisor em cima. Conforme Josiane, a identificação será colocada assim que o Departamento Municipal de Redes Hídricas (Demur) se mudar para o prédio, o que está previsto para o início de dezembro.

Tire suas dúvidas

  • Quais produtos posso levar na Crepel?
    A maioria dos equipamentos eletrônicos de uma residência pode ser entregue na central. Entre eles, celulares; tablets; computadores e equipamentos de informática em geral (incluindo teclado, mouse ou estabilizador); notebook; carregador; instrumentos de som; controle remoto; televisor, micro-ondas; geladeira; antena; brinquedos eletrônicos; cafeteira; caixa de som; máquina de lavar; secadora e ventilador. Pneus em geral – de bicicleta a caminhão também são aceitos. No entanto, não são recebidos objetos sujos com terra, pedra ou outros resíduos.
  • Materiais que não são recebidos
    Apesar de a central aceitar grande parte dos resíduos eletrônicos, há objetos que não podem ser encaminhados. Fazem parte desta lista o toner para impressora, baterias e pilhas, lâmpadas, material reciclável (embalagens, frascos, papelão ou alumínio, por exemplo) e vidro.
  • A Crepel faz recolhimento de lixo eletrônico?
    Não. O material precisa ser entregue na central, localizada na Rua 28 de Setembro, 1.707, no Bairro Goiás. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 às 17 horas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.