ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Saiba como buscar atendimento odontológico gratuito em Santa Cruz

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Embora muitos santa-cruzenses não tenham conhecimento, o Município oferece atendimento odontológico gratuito para todos os cidadãos, de todas as idades, em 26 locais da zona urbana e também do interior. As consultas são agendadas diretamente nas unidades ou por meio da Central Odontológica, e a marcação exige que o interessado tenha o cartão SUS atualizado. Os mesmos locais realizam atendimentos de urgência de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde reforça a necessidade da vacina para crianças com comorbidades

Publicidade

Na área urbana, os locais são as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Alcemiro dos Santos (Bairro Pedreira), Arroio Grande, Bom Jesus, Cohab/Renascença, Cristal/Harmonia, Esmeralda, Faxinal, Gaspar Bartholomay, Glória/Imigrante, Linha Santa Cruz, Margarida/Aurora, Menino Deus, Progresso e Rauber. Há ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Avenida, Farroupilha e Jacob Schmidt. Nessas, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas.

Publicidade

Há disponibilidade ainda no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) e na Central Odontológica (Rua Ernesto Alves, 1.209) e também por meio do projeto Pró-Saúde, realizado em parceria com alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Já no interior, a população deve se dirigir às ESFs Alto Paredão, Boa Vista, Dr. Pedro Eggler (Monte Alverne) e Rio Pardinho. Os horários são das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

LEIA TAMBÉM: Dia do Dentista: novos procedimentos representam mais saúde

Publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os procedimentos realizados normalmente em consultas eletivas são preventivos, como aplicação de flúor, orientações sobre higiene bucal, restaurações, exodontias (extração de dentes), pré-natal odontológico, raio X e exames preventivos de câncer de boca, além das necessidades das consultas de urgência. No caso de pessoas com deficiência (PCDs) e pacientes acamados ou impossibilitados, são realizadas visitas domiciliares. Todos os agendamentos devem ser feitos presencialmente; por telefone, o serviço só está disponível a PCDs cadastrados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto transforma o sorriso de mais de 2 mil crianças em Venâncio Aires

Urgências nos fins de semana

Em casos de urgência nos fins de semana e feriados, não há nenhum tipo de plantão odontológico na rede de atenção básica e nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery. A orientação é para que a população procure o Pronto Atendimento Municipal junto ao HSC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda ou o Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta