A estação mais quente é um período de frutificação para diversas espécies de plantas. Para quem é produtor ou mesmo possui um pé de árvore frutífera em casa, uma boa dica é aproveitar em preparações para evitar o desperdício. De acordo com a extensionista rural social e gestora ambiental da Emater/ RS-Ascar, Dieni Teixeira Silveira, os pés mais comuns em propriedades da região são os pessegueiros, laranjeiras, bergamoteiras, ameixeiras, pereiras, videiras e figueiras.
Conforme Dieni, é possível utilizar os frutos de diversas formas, garantindo o maior aproveitamento. “É possível fazer compotas, pêssego seco curado ao sol, chimias, geleias, doces, sucos e polpas congeladas, além de cristalizadas como figo e laranja”, explica. Com frutas da época, outras opções de preparo são picolés, sorvetes naturais com as frutas congeladas e suco concentrado para que tenha uma maior durabilidade. Para garantir frutas mais saudáveis é necessário realizar a poda de frutificação, no período do inverno.
LEIA TAMBÉM: Plantio de pitaya atrai interesse de produtores em Santa Cruz
Segundo a extensionista rural e nutricionista da Emater, Leila Ghizzoni, as frutas mais consumidas durante o verão são abacate, abacaxi, ameixa, cereja, figo, framboesa, guabiju, jaboticaba, maracujá, melancia, melão, morango e uva. “As frutas trazem uma sensação mais refrescante para este período do ano, onde há necessidade também de mais hidratação”, diz. As frutas da época geralmente são mais baratas e consumir respeitando a sazonalidade confere a elas seu maior potencial nutritivo.
Publicidade
É importante equilibrar o consumo na diversidade e quantidade de frutas para alcançar o máximo de nutrientes, conforme a nutricionista. O ideal, no entanto, é que elas sejam consumidas in natura para aproveitar na íntegra a potencialidade nutritiva, já que qualquer tipo de processamento provoca a perda de nutrientes.
Também é importante ter cuidados na hora de armazenar. “Depende muito da composição de cada fruta. As pequenas, como framboesa, guabiju, jaboticaba e morango são mais sensíveis ao calor e, pela doçura, podem azedar mais facilmente. Então devem ser mantidas na geladeira. Claro que dependendo da doçura, água e fibra presentes na fruta, isso altera a forma e o tempo de cozimento e até mesmo a técnica de congelamento. Mas no geral, higienizar e acondicionar em sacos plásticos limpos é a forma de serem congeladas”, completa Leila.
LEIA TAMBÉM: Produção de frutas incentiva a sucessão rural na região
Publicidade
Mesmo que a maioria das frutas esteja disponível em todas as estações hoje em dia, de acordo com a revista Proteste Saúde vale a pena investir na estação por conta de cinco vantagens:
LEIA TAMBÉM: Frutas são boa alternativa de renda para agricultores
Publicidade
This website uses cookies.