Categories: Regional

Saiba como a revisão tarifária de luz deve impactar no seu bolso

Um reajuste aqui, outro ali, sempre acaba pesando no bolso dos brasileiros. Mas, neste ano, o aumento na conta de luz não deve ser uma preocupação para os gaúchos. Isso porque a RGE Sul está em processo de revisão tarifária e quando ela é realizada, não ocorre o tradicional reajuste anual da energia. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que o índice de aumento seja de 19,5%. No entanto, a elevação só vai chegar aos 1,4 milhão de clientes em abril do ano que vem.

O procedimento, realizado a cada quatro anos, tem como objetivo manter o equilíbrio financeiro-econômico da fornecedora de energia, com base nos investimentos e nos custos operacionais da empresa. Por isso, o valor da taxa ainda está em análise. Atualmente, a tarifa de energia elétrica é composta por custos de transmissão (7,1%), encargos setoriais (13,9%), tributos (30,2%), custos de distribuição (18,8%) e custo de energia (30%).

A revisão tarifária está na etapa de audiência pública, prevista para o dia 24 deste mês, em Caxias do Sul. No evento, serão debatidos o índice de reajuste e outros detalhes, como a qualidade do serviço fornecido pela RGE Sul. Já os índices finais serão conhecidos em junho, quando o assunto será deliberado em uma reunião da diretoria da Aneel. Esta é a quarta revisão tarifária periódica da RGE Sul. 

Publicidade

Mesmo sem reajuste, é sempre bom economizar

Apesar de não haver previsão de aumento na conta de luz neste ano, a utilização consciente de energia elétrica pode dar alívio no bolso. A Gazeta do Sul traz algumas dicas para reduzir os custos com o recurso:

>> Opte por eletrodomésticos com alta eficiência energética;
>> Evite aparelhos muito antigos, principalmente ar-condicionado e geladeira;
>> Desligue as luzes ao sair dos ambientes;
>> Prefira lâmpadas fluorescentes.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.