ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Safra de tabaco deve abrir 13 mil vagas na indústria

Em breve, terão início as contratações de funcionários para as indústrias de tabaco nesta safra. Em Santa Cruz do Sul e região, estima-se que serão 13 mil vagas, o que representa um incremento de 8% em relação ao ano passado. Na manhã dessa segunda-feira, 23, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa) em Santa Cruz, Gualter Baptista Júnior, concedeu uma entrevista ao programa Estúdio Interativo, da Rádio Gazeta 107,9 FM, para falar sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: Valor exportado pela indústria de tabaco no ano passado quase dobrou em relação a 2021

Publicidade

De acordo com ele, as empresas começam a fazer as convocações logo que passam a receber o produto. “De uma forma geral, quando chega no final de janeiro, as empresas têm em média 10% de sua demanda contratada. Quando chega fevereiro, esse número vai a 25%, e em março e abril, fica em torno de 60% a 80%”, explicou. Contudo, o presidente acredita que pode acontecer uma aceleração. “Podemos ter 20% contratado em janeiro, 40% em fevereiro e 80% em março”, acrescentou.

Publicidade

Para Gualter, a expectativa é de que seja uma safra de normalidade em relação à mão de obra. “As empresas estão reajustando a sua capacidade de recebimento e a logística de contratação. Entendemos que não há motivo ou empecilho que dificulte a chamada dos colaboradores.”

Além do aumento no número de postos de trabalho no decorrer de 2023, o presidente do Stifa acredita que o tempo de duração pode ser estendido. “Isso traz um grande alento, pois são mais trabalhadores sendo contratados, mais tempo dentro das empresas. O Brasil é um país que não pode perder esse foco da sua capacidade de entregar volume e tabaco de qualidade a preço competitivo no mercado internacional”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nova regra da classificação do tabaco nas propriedades só terá reflexos na próxima safra

Publicidade

Gualter enfatizou as diferenças entre as empresas do setor, em tamanho e volume, para analisar qual será esse tempo a mais no período dos contratos. “Impacta diretamente a questão da durabilidade da safra, mas, de modo geral, já recebi de algumas empresas que a safra se estenderia até outubro. Ano passado essas empresas quiseram finalizar em agosto, estamos falando de 30 a 60 dias a mais de contratação, o que é significativo. Mas, claro, sempre guardando o respectivo tamanho e volume que cada empresa compra e processa”, observou.

Perdas que geram preocupação

Gualter Baptista Júnior destacou que, em anos considerados muito bons, as contratações no período de safra em Santa Cruz e região chegaram a 20 mil pessoas, o que representa queda de 40% em comparação ao último ciclo contabilizado. Para o presidente do Stifa, esse deveria ser um ponto de preocupação das entidades envolvidas. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entidades fecham acordo com apenas uma empresa sobre preço do tabaco

Publicidade

“Fala-se muito desinformadamente sobre a questão do tabaco, não é uma apologia para que as pessoas consumam, mas o tabaco serve para diversas finalidades e principalmente para exportação. O fato é que temos na nossa região uma aptidão cultural para a produção e o mundo está demandando. O que aconteceu é que, ao longo do tempo, perdemos mercado. E quem sofreu com isso foram as famílias de agricultores”, avaliou Baptista.

Ele completou que as perdas, nos últimos anos, foram significativas para toda a cadeia produtiva. “Quem perdeu foi o País, que deixou de arrecadar, de recolher impostos, de criar postos de trabalho. Essa é uma atividade legal, que gera emprego, renda, sustentabilidade”, ressaltou o presidente do Stifa. Colaborou Ronaldo Falkenback

Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta