Uma das frutas mais saborosas da estação, o morango ganha destaque nas feiras rurais e supermercados e até em pontos à beira de rodovias. E a grande procura aumenta as vendas nesta época do ano.
Em Santa Cruz do Sul, são 30 propriedades que cultivam o morango, cada uma destinando uma área de cerca de 1,7 hectare. De acordo com o extensionista rural Marcelo Cassol, da Emater, a estimativa é de que a produção alcance 30 toneladas neste ano. “O excesso de chuva está causando redução de produtividade, por causa da maior presença de umidade no solo e da falta de insolação.”
LEIA TAMBÉM: Projeto de lei prevê mais transparência na cadeia leiteira
Além da chuva em grande volume que prejudica o desenvolvimento da fruta, em razão do clima há possibilidade de maior incidência de doenças ocasionadas por fungos, como antracnose e botritys. Cassol explica que a produção não deve sofrer tanto na região. “Grande parte dos produtores cultiva no sistema semi-hidropônico, em estufas.” Ele consiste na produção em prateleiras elevadas com espaçamento entre as plantas, garantindo o melhor desenvolvimento da fruta.
Publicidade
São três variedades de morangos que predominam nas estufas do município: Camarosa, espécie de dia curto com maior produção nos meses de setembro, outubro e meados de dezembro; e San Andreas e Albion, variedades de dia neutro com produção mais distribuída ao longo do ano.
Sabor à margem da RSC-287
Uma maneira rápida e prática para adquirir os morangos é em Linha Pinheiral, com a agricultora Griselde Friedrich, 60 anos. Ela vende o produto há mais de 30 anos à margem da RSC-287, no trecho entre Santa Cruz e Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Descontos indevidos em aposentadorias e pensões voltam a preocupar moradores da região
Publicidade
Griselde conta com o apoio do marido, Marildo Friedrich, 61 anos, para cultivar cerca de 13 mil pés do fruto. “Nossa safra inicia em agosto e segue até novembro”, conta a agricultora. Ela ressalta que vender à beira da rodovia é bem tranquilo. “Os motoristas param muito para comprar. Tem dias que consigo vender mais, outros menos. A média é 40 bandejas por dia, mas depende também do tempo.” O valor de uma bandeja com 500 gramas de morango é R$ 15,00. O pagamento pode ser feito por Pix ou dinheiro.
Procura também é grande na Feira Rural
Um dos pontos com venda de morangos é a Feira Rural Central. Na banca da feirante Fernanda Ximenes, de 46 anos, a procura pelo produto é intensa o ano todo, mas com aumento nesta época. Ela trabalha há 12 anos com seu padrasto, Almiro Paulo Wendland, no local.
Fernanda conta que eles residem em Linha Santa Cruz, mas concentram a produção em Linha Sete, localidade de Rio Pardinho. “A gente vende a fruta aqui durante todo o ano.” A produção anual é possível porque eles fazem uso do sistema semi-hidropônico.
Publicidade
Ela ressalta que o desenvolvimento do morango foi um pouco prejudicado pelas chuvas, mas o fruto está com qualidade. E a expectativa é de que aumente a produção com os dias quentes. O valor de uma bandeja com 500 gramas de morango é R$ 15,00. “Temos clientes que levam em grande quantidade”, diz Fernanda.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade