Agronegócio

Safra de grãos pode alcançar 38,9 milhões de toneladas

A safra de grãos 2023/2024 deve chegar a 312,3 milhões de toneladas no Brasil. Esse volume é 2,4% inferior ao do ciclo passado. A queda na estimativa é explicada pela baixa ocorrência de chuvas e as altas temperaturas no Centro-Oeste. No Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, o problema é o excesso das precipitações. Essas condições climáticas adversas afetaram o desenvolvimento de culturas como soja e trigo. Os dados estão no terceiro Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Rio Grande do Sul, a previsão da Conab é de uma produção de 38,918 milhões de toneladas, o que representa aumento de 41,1% em relação a 2022/23. A área total deve chegar a 10,477 milhões de hectares, um incremento de 1,7% em relação à temporada passada.

LEIA TAMBÉM: Nova modalidade de roubo de cargas preocupa SindiTabaco

Publicidade

O arroz tem previsão de incremento de 7,5%, podendo chegar a 10,79 milhões de toneladas. O melhor resultado é influenciado pela maior área destinada ao produto, bem como uma recuperação na produtividade. Ainda assim, o desenvolvimento da cultura, especialmente no Rio Grande do Sul, principal produtor, tem sido afetado pelas condições climáticas adversas. O excesso de chuva, especialmente nos últimos dois meses, gerou umidade excessiva no solo, o que impediu a conclusão da semeadura e dificulta os tratos culturais.

Outro produto tradicional no consumo dos brasileiros, o feijão apresenta cenários diversos nas lavouras cultivadas nesta primeira safra pelo País. Em São Paulo, as condições gerais, até o momento, são de bom aspecto fitossanitário. Os efeitos das altas temperaturas e baixas precipitações foram amenizados pelo uso de irrigação.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: reta final para o encerramento da colheita

Publicidade

Já em Minas Gerais, o cenário de calor e irregularidade de chuvas traz impactos nas operações de implantação e manejo das lavouras. Ainda assim, somadas as três safras da leguminosa, a expectativa é de uma produção de 3,1 milhões de toneladas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.