Regional

Sacyr dá aval à rota alternativa elevada na RSC-287

A Sacyr, concessionária da RSC-287, deu aval à construção de uma rota alternativa elevada junto ao trecho conhecido como “curvas do Pinheiral”. A ideia foi apresentada pela Prefeitura de Santa Cruz como forma de reduzir a acidentalidade no local e viabilizar a implantação de uma nova ligação pavimentada entre as zonas Sul e Norte do município. Para sair do papel, porém, o investimento depende de autorização do governo estadual, o que pode demorar.

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O projeto de duplicação da 287 inclui as curvas do Pinheiral. Segundo o vice-prefeito Elstor Desbessell (PP), porém, a proposta levada pela Prefeitura é substituir a duplicação pela construção da variante. Um dos argumentos é de que o impacto em termos de desapropriações seria bem menor, já que se trata de uma zona pouco habitada. O investimento ainda dispensaria o trecho sinuoso onde, com frequência, são registrados acidentes graves.

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A construção seria feita pela Sacyr. Conforme o diretor-geral da empresa, Renato Bortoletti, a obra beneficiaria todos os usuários na medida em que reduziria os riscos no local. “Já instalamos radares e barreiras e reforçamos a sinalização, o que reduziu bastante a acidentalidade. Mas é um trecho onde temos um impedimento natural de fazer a correção de geometria”, observou.

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Na quarta-feira, o assunto foi discutido por uma comitiva da Prefeitura com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Para que possa avançar, o processo também precisa do sinal verde da Secretaria de Parcerias e Concessões. O Estado, porém, já determinou que sejam realizados estudos de viabilidade, com o objetivo de avaliar o impacto sobre a tarifa de pedágio. De acordo com Desbessell, a Prefeitura acredita que esse impacto não vai ser tão elevado, uma vez que o custo da duplicação do trecho seria eliminado.

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A ideia é que, após a construção, o trecho das curvas seja municipalizado. Com isso, a Prefeitura poderia implantar a sonhada diretriz viária entre João Alves e Linha Santa Cruz.

Entenda como seria

  • A elevada teria 1,1 quilômetro de extensão e começaria antes das curvas, no fim do trecho da rodovia que já está duplicado, passando sobre a Travessa Dona Leopoldina, que liga a RSC-287 à região de João Alves. Com isso, os motoristas que transitam na rodovia não precisariam mais utilizar o trecho sinuoso.

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  • O plano é que, após a obra, a Prefeitura assuma a responsabilidade pelo trecho das curvas, que passaria a ser uma via apenas para veículos de menor porte. Com isso, também seria possível conectar a Travessa Dona Leopoldina e a Linha Áustria. A ligação é estratégica para viabilizar uma rota entre a Zona Norte e a Zona Sul, via Estrada Bruno Pritsch, que liga a Barão do Arroio Grande à estrada de João Alves. A Dona Leopoldina já está 100% pavimentada e o governo deve autorizar o início, nos próximos dias, do asfaltamento da Bruno Pritsch. Caso o acordo com o Estado se confirme, a ideia é também pavimentar a estrada de Linha Áustria. Com isso, será possível trafegar entre o Arroio Grande e Linha Santa Cruz sem precisar cruzar o Centro ou a BR-471.

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