Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Sacolas do Bem vão ser entregues neste sábado

Cupons de números 006 a 010 serão trocados em frente ao pórtico da Oktoberfest

Uma nova ação da campanha Sacolas do Bem, da Gazeta Grupo de Comunicações, ocorrerá na manhã deste sábado, a partir das 9 horas, em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Essa é a segunda edição da entrega das ecobags em 2023 – a primeira foi em 25 de março. Segundo o gerente-executivo da Gazeta, Lau Ferreira, 400 Sacolas do Bem serão distribuídas por mês até dezembro.

Para receber a sacola, o leitor precisa preencher as informações e trocar cinco cupons que são disponibilizados nas edições da Gazeta do Sul ao longo de cada mês. Neste sábado, serão trocados os cupons de números 006, 007, 008, 009 e 010. A entrega é limitada a uma ecobag por pessoa.

LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: Sacolas do Bem são distribuídas para 400 leitores da Gazeta

Publicidade

Desde 2019, quando foi lançado, a campanha Sacolas do Bem já distribuiu 11,4 mil unidades ecológicas. O objetivo é reduzir a circulação dos invólucros plásticos e auxiliar na preservação do meio ambiente. Organizações não governamentais de defesa da natureza calculam que 500 bilhões de novas sacolas plásticas são distribuídas anualmente em todo o planeta.

Feitos com um produto derivado do petróleo chamado polietileno, os tradicionais recipientes plásticos distribuídos nos estabelecimentos comerciais podem ser muito úteis, mas levam até 200 anos para desaparecer na natureza. Além disso, sua decomposição libera gás carbônico, o que contribui para o efeito estufa e o aquecimento do planeta.

Acredita-se que até 8 milhões de toneladas de plástico sejam despejadas nos oceanos todos os anos, provocando a morte de muitas espécies de animais. Algumas estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos, de acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciado em 2018. Segundo a ONU, 15% das espécies de peixes marinhos encontram-se em risco de extinção, em virtude do consumo de plásticos que são jogados no mar.

Publicidade

LEIA MAIS: Sacolas do Bem: primeira remessa do ano chega com novidade

Com seu emprego disseminado de forma massiva a partir da década de 1950, nos últimos 65 anos estima-se que houve a produção de 65 bilhões de toneladas de sacolas plásticas em todo o mundo. Desse total, menos de 9% foi reciclado. No Brasil, a taxa de reciclagem de todos os produtos fabricados com plástico em 2020 foi de 23,1%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

Conscientização

Apesar de a maioria absoluta dos itens descartados de modo incorreto no meio ambiente ter como origem a atividade industrial, existem formas de as pessoas auxiliarem a reduzir a presença deles na natureza. Confira:

Publicidade

  • Evite as sacolas plásticas do supermercado. Prefira as ecobags ou use caixas de papelão.
  • Dê preferência a produtos com embalagens biodegradáveis.
  • Aumente o uso de garrafas de vidro e reutilize embalagens plásticas sempre que puder.
  • Esqueça os canudos de plástico. Em caso de necessidade, utilize os de papel.
  • Evite os pratos, talheres e copos de plástico.
  • Jogue o lixo na lata de lixo e cobre os governantes por ações ambientais.
  • Dê o exemplo e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.