Sabor de boteco em casa: aprenda a fazer o “bolovo”
Um dos mais famosos petiscos de boteco é o bolovo. Assim como o futebol, ele surgiu na Europa, mas caiu nas graças dos brasileiros – tanto que muita gente acha que o prato foi criado nas terras tupiniquins. A receita não tem mistério e pode ser preparada em pouco tempo, com ingredientes comuns no dia a dia das famílias. O sabor, no entanto, é especial, e se transformou em sinônimo de happy hour. Então, nada melhor do que reunir os amigos e testar a receita ensinada aqui ao lado. Bom apetite!
Bolovo
Coloque os ovos em uma panela com água fervendo.
Cozinhe os ovos por exatos cinco minutos a partir da fervura da água.
Retire os ovos da panela e coloque em um recipiente com água gelada.
Descasque os ovos ainda quentes, e, logo em seguida, coloque em outro recipiente com água com gelo. Isso fará com que a clara fique firme e seja interrompido o cozimento da gema.
Tempere a carne moída com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Adicione cebola, alho e pimenta malagueta muito bem picados, cebolinha e molho de pimenta dedo-de-moça batido com um dente de alho e uma dose de cachaça.
Adicione uma gema de ovo e a manteiga e misture bem. A carne deve estar bem amassada, com textura homogênea, com todos os ingredientes bem misturados para que não crie furos no ovo na hora de fritar.
Faça uma bola com a carne, coloque entre dois plásticos e abra como se fosse abrir uma massa.
Envolva o ovo com a carne, um de cada vez, fechando bem toda a superfície.
Passe o bolo rapidamente na farinha de trigo e, em seguida, no ovo batido com garfo. Por fim, empane em farinha de Uarini tingida com cúrcuma, sal e hidratada em metade de seu volume de água.
Frite por imersão em óleo a 160 graus por quatro minutos.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região.É gratuito. Inscreva-se agora no link »cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙