Passada a correria dos dias que antecedem o Natal, o comércio de Santa Cruz do Sul já se prepara para receber outra vez os clientes nas lojas. Trata-se do início da etapa de troca dos presentes que não agradaram ou não deram certo. O período anima os comerciantes, pois muitos consumidores acabam optando por presentes maiores e mais caros ou mesmo decidem fazer novas compras. Ainda que não exista uma regra válida para todos, o mais comum é que os estabelecimentos realizem as trocas até 30 dias após a data da compra.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), Mauro Spode, a movimentação dos últimos dias foi tranquila. “Se houve algum problema, não chegou ao meu conhecimento. A própria extensão do horário foi um facilitador, e que bom que o Gabinete de Emergências entendeu essa questão. Quanto mais opções de horário para os consumidores, menor a chance de aglomeração”, salienta.
A respeito do sábado, 26, Spode destaca a importância da data. “É um dia estratégico. Comumente, nós convencionamos que é o dia das trocas e é uma boa possibilidade de criar um incremento de vendas”, completa. Entre os segmentos que têm mais movimento estão o de vestuário e calçados, em função de serem presentes pessoais e que nem sempre as pessoas acertam.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vendas de Natal crescem 8% nos supermercados gaúchos
Já o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, conta que a expectativa dos comerciantes estava grande para as vendas de Natal, principalmente para amenizar as perdas causadas ao longo do ano pela pandemia. Os dados preliminares de pesquisa feita pela entidade junto a seus associados mostram que vários setores tiveram crescimento significativo em relação ao ano passado. “Alguns segmentos registraram crescimento expressivo, algumas redes de eletromóveis tiveram quase 30% de aumento. Parte disso foi impulsionada pelos móveis, muita gente deixou para comprá-los na reta final”, salienta Bartz.
Os setores de moda masculina e artigos esportivos registraram alta de 20% a 30% quando comparados ao Natal de 2019. “O pessoal estava bem otimista, bem feliz. É um momento de fazer caixa, até porque existem muitas incertezas em relação a 2021, ninguém sabe o que vai acontecer”, afirma Bartz. Ele também agradece aos consumidores santa-cruzenses pela organização para as compras, o que evitou filas e aglomerações nos estabelecimentos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira os horários e serviços no feriadão
Promoção da CDL
A promoção CDL Presente com Você continua válida para quem comprar em uma das 94 lojas participantes em Santa Cruz. Os cupons podem ser preenchidos e depositados nas urnas até as 17 horas de segunda-feira, dia 28, mesma data em que ocorre o sorteio. Os prêmios são um automóvel Renault Kwid zero-quilômetro e dez vales-compras, com valores que variam de R$ 100,00 a R$ 2,5 mil. Os cupons que participaram de sorteios anteriores continuam valendo.
LEIA TAMBÉM: Vendas de Natal crescem 9% nos supermercados gaúchos
Publicidade