A energia cigana vai protagonizar um encontro especial na tarde deste sábado, em Santa Cruz do Sul. A partir das 15 horas, a dança, a troca e a criatividade estarão unidas no tablado da Gym Academia em um evento onde o foco é se deixar levar. Trata-se de uma vivência de dança circular cigana, momento no qual mulheres de todas as idades e perfis poderão não só sentir, mas ressignificar emoções que afloram a partir dessa atividade.
Ministrado pela focalizadora Raquel Kurz, o encontro terá como elemento-chave o empoderamento feminino por meio da dança circular sagrada e suas influências da dança cigana. “Nesse movimento, levo muitas referências flamencas e todo o aspecto místico desse povo. Trabalhamos a entrega, a cooperação e a energia do elemento fogo”, acrescenta Raquel.
Segundo a focalizadora, que trabalha há 16 anos com a dança cigana, não há restrições para participar do encontro. A única exigência é que as participantes se sintam à vontade. “Tudo depende do nível de entrega de cada uma. É por isso que procuramos criar um ambiente muito amoroso, onde dialogamos com nós mesmas e mergulhamos em sentimentos como o sofrimento, a saudade e a superação. É um processo vivo, orgânico e que não podemos deixar engessado”, frisa. Raquel acrescenta que um dos objetivos da vivência também é dialogar com aspectos que foram sufocados na história do ser mulher.
Publicidade
“É o povo das estrelas”
Apesar de não seguir um roteiro à risca, pois entende que o encontro precisa ser livre para os caminhos que podem se revelar, a focalizadora Raquel Kurz vai trazer músicas da Índia, Turquia, Romênia, Polônia e, claro, Espanha. Além da dança, Raquel explica que também vai temperar o encontro com conhecimentos sobre a cultura dos ciganos, povo que carrega a experiência de desfrutar da vida sem amarras.
“É o povo das estrelas, uma cultura que traz a magia e a vivacidade de expressões”, salienta a focalizadora, que vem de Santa Maria. Ela só não revelou se as performances terão o leque ou o chale como acessórios característicos. Aí só quem for vai saber. E aprender.
Publicidade
This website uses cookies.