O sábado em Santa Cruz do Sul também é dedicado à prevenção. Desde as 10 horas da manhã, jovens de 10 a 19 poderão atualizar a caderneta de vacinação numa espécie de “Dia D” da Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes. Até as 14 horas, uma equipe de saúde está a postos na Casa na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) junto à Praça Getúlio Vargas para imunizar essa faixa etária contra o HPV, Meningo C, Triplíce Viral, Dupla adulto (antitetânica), Hepatite B, Febre Amarela, Difteria e Tétano.
Acompanhado do pai Helder Dettenborn, o jovem Davi, de 14 anos, se deslocou ao espaço para atualizar a vacina do HPV e a antitetânica. Dettenborn, que é dentista, reforçou a importância de os jovens estarem com a imunização em dia, já que o Papiloma Vírus, além de causar câncer de colo de útero, também está associado ao câncer bucal.
Segundo a técnica de enfermagem, Milena Ciqueira, até as 11 horas, cerca de 30 adolescentes já haviam recebido doses. “Por enquanto a vacina mais procurada é a do HPV”, disse. Para que possam receber as vacinas, a recomendação é de que os menores compareçam à casa da CDL munidos da carteira de vacinação, mas não é necessário levar autorização dos pais ou responsáveis.
Publicidade
Quem não conseguir se deslocar até a Praça Getúlio Vargas no Dia D ainda poderá procurar o Centro Materno Infantil (Cemai) de segunda a sexta, entre as 7 horas e as 19 horas (sem fechar ao meio-dia). Outra opção é o Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, que funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 22 horas.