Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA TODXS

Rústica e Meia Maratona são eventos de inclusão

Os Kappaun: Rafael entre os pais Taiana e Cassiano e os irmãos Mateus e Felipe

A 14ª Rústica Estadual e 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul, no dia 26 de setembro, irão proporcionar um momento especial para uma família. Rafael, um garoto de 14 anos que possui o transtorno do espectro do autismo (TEA), vai correr ao lado dos pais Cassiano Ricardo Kappaun e Tatiana Bruck Ramos Kappaun, administrador de empresas e dona de casa. O evento esportivo realizado pela Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9 e patrocínio do Centro Radiológico Radson, é aguardado com ansiedade por eles.

Cassiano é natural de Cachoeira do Sul e vive em Santa Cruz desde pequeno. Tatiana nasceu em Porto Alegre e mudou-se para Santa Cruz em 1998. As provas serão comemorativas pelo aniversário de 143 anos de emancipação do município onde ambos se conheceram e iniciaram um relacionamento que dura até hoje.

O primogênito, Rafa, foi diagnosticado com TEA aos 4 anos. Desde então, a vida do casal se transformou com desafios diários, envoltos de muitas lutas, conquistas, dificuldades e alegria. Nesse contexto, o segundo filho, Mateus, com 11 anos atualmente, era recém-nascido. Felipe, hoje com 7 anos, é o caçula do trio. “Sempre encaramos os desafios com muito amor, carinho, fé, respeito e confiança no potencial dele. A chegada dos manos também foi fundamental para ajudar no desenvolvimento dele, assim como a família e os diversos profissionais que cruzaram e ainda cruzam nossa caminhada, ajudando na inclusão do Rafa em todos os meios da sociedade”, destaca Cassiano.

Publicidade

As caminhadas e corridas ganharam o coração de Rafa nos últimos anos. Ele também é apaixonado por mergulho e por estar em contato com o meio aquático. Como característica dos adolescentes atuais, gosta de assistir a vídeos de música, culinária, desenhos e animais. “Mas larga tudo, literalmente, para ir correr, como ele fala”, revela Cassiano.

A família iniciou a busca por atividade física pela caminhada. No ano passado, com o início da pandemia, o percurso ficou restrito ao pátio do edifício onde moram. “Cumprimos à risca o isolamento. Aproveitamos o pátio para fazer brincadeiras e caminhadas como os guris. O Rafa pesava 98 quilos e mal conseguia caminhar. Não tirava os pés do chão, somente os arrastava. Mesmo assim, ele curtia essa atividade. Quando as restrições diminuíram, em outubro, começamos a fazer caminhadas na rua”, relata Cassiano.

Com o início dos exercícios externos, Cassiano teve a compreensão de que o filho deveria ser incentivado para manter a rotina de caminhadas. “Ele via os grupos de corrida na rua e queria acompanhar. Devido ao peso, não conseguia. Desde então, nós focamos e caminhamos todos os dias. Iniciamos com três quilômetros e agora já estamos em oito. As mudanças foram visíveis na balança. Ele perdeu 12 quilos, está com uma aparência mais magra e já ensaia as primeiras corridinhas. Nossa meta, até o fim do ano, é que ele consiga correr três dos oito quilômetros que fazemos. Atualmente intercalamos caminhadas e corridas leves e curtas”, detalha Cassiano.

Publicidade

LEIA MAIS: Multicampeão dá dicas para Rústica e Meia Maratona

Após confirmar presença, família vive expectativa
Com o lançamento da Rústica e Meia Maratona, a família conversou e concluiu que a presença do Rafa na prova seria uma forma importante de inclusão. “É um esporte que pode ser praticado por todxs. Conversamos com o Alexandre Cruxen, que prontamente acolheu e aprovou nosso pedido. Somos muito gratos pelo tratamento que recebemos e pelo olhar de inclusão do evento”, sublinha Cassiano.

Agora, a família vive a expectativa para a chegada do dia 26 de setembro. “O Rafa poderá viver uma experiência única na vida dele. É algo que ele curte e faz com muita dedicação e vontade. Fica a dica para todxs praticarem alguma atividade física. Não no sentido de ficar ‘sarado’, mas para ter uma vida mais saudável e consequentemente mais feliz. Deixo o nosso agradecimento a todxs da organização. Que mais pessoas possam viver essa experiência. A inclusão é responsabilidade de todxs nós”, concluiu. Para entrar no clima, Rafa já criou uma lista de músicas no Spotify para seus exercícios diários.

Publicidade

Mais informações
As informações detalhadas do evento, assim como o formulário de inscrição, estão disponíveis no site eventosesportivos.gaz.com.br. Outra forma de acessar as informações essenciais é pelo link bit.ly/3Bbde3L, em uma matéria especial no Portal Gaz.

LEIA MAIS: Rústica e Meia Maratona de Santa Cruz acontecem no dia 26 de setembro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.