Neste domingo, 26, acontecem a 14ª Rústica Estadual e a 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul, em alusão aos 143 anos do município, comemorados na próxima terça-feira, 28. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, Unisc e Centro Radiológico Radson e apoio do Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc), 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Germani Alimentos, Matéria Prima Suplementos e Previna Clínica de Fisioterapia. A lista de inscritos e o mapa da prova estão em eventosesportivos.gaz.com.br. A classificação estará no site a partir desta segunda-feira, 27.
Serão 603 atletas na disputa, divididos em 12 categorias etárias entre os adultos e três faixas etárias entre os menores. A largada e a chegada serão na Rua Galvão Costa, em frente ao chafariz do Parque da Oktoberfest. Os participantes ficarão separados por gradis, conforme a distância que irão correr. Todos devem estar de máscara e manter distanciamento antes da prova. O staff de apoio tem 30 pessoas da Gazeta, 22 do Grupo Escoteiro Santa Cruz, 20 de empresa contratada para distribuição de água nos pontos de hidratação, fiscais de trânsito e 70 homens do 7º BIB.
LEIA MAIS: Entrevista: saiba todos os detalhes sobre a Rústica e a Meia Maratona
Publicidade
Os atletas devem se apresentar com no máximo uma hora e no mínimo 30 minutos de antecedência para identificar os locais de largada, conferir trajeto e tirar dúvidas. Haverá álcool gel para desinfecção das mãos e, até a largada, o uso da máscara é obrigatório. As largadas ocorrem a partir das 7 horas, com a prova de 20,5 quilômetros (3ª Meia Maratona); 7h02 com a prova de 10 quilômetros; 7h04 com a prova de 5 quilômetros e 7h06 com a prova de 3 quilômetros (todas da 14ª Rústica). A largada da prova dos menores acontece às 9 horas (2,4 quilômetros) e 9h03 (1,6 quilômetro).
Haverá carro madrinha para as provas de 20,5 quilômetros, 10 quilômetros e 5 quilômetros, uma ambulância seguirá o último atleta nessas provas e o balizamento dos cruzamentos será feito pelo 7º BIB. Nas principais esquinas de mudança de trajeto estarão sinalizadores do Grupo Escoteiro. Para a Meia Maratona, no retorno do Distrito Industrial, haverá repositores energéticos e, a cada 2 quilômetros, um ponto de hidratação. O próprio atleta deve pegar o copo. Após a prova, os copos serão recolhidos pelo staff.
LEIA MAIS: Atleta paulista vai disputar a prova dos 10 quilômetros
Publicidade
Para a Rústica, haverá ponto de hidratação no quilômetro 3 (perto do Ginásio Poliesportivo) e na passagem dos 10 quilômetros (no QG central). Haverá água no QG central, assim como distribuição controlada de biscoitos da Germani Alimentos. A Clínica de Fisioterapia Previna trabalhará na recuperação dos atletas após as provas ou em caso de lesão. A Matéria Prima estará no local com repositores energéticos. A ambulância da Unimed VTRP dará suporte na chegada. Haverá dois banheiros no Parque da Oktoberfest e dois banheiros químicos no QG central.
Haverá sonorização e participação do DJ Dru, da comunicadora Aline Silva e do narrador esportivo e gerente das rádios Leandro Siqueira. Empresa especializada em fotos esportivas irá disponibilizar site para adquiri-las. Todo atleta estará coberto com seguro especial durante a prova. O controle do tempo com chips eletrônicos será da Martelli Assessoria.
Retirada de kits
A retirada dos kits, que possuem (dependendo da prova) sacolinha, camiseta, máscara, número de peito, joaninhas, chip eletrônico e medalha de participação ocorreu neste sábado, 25, das 9 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas, no Radson Estação (Rua Ramiro Barcelos, 1.401). A entrega aconteceu um dia antes para o atleta pudesse conferir nome, categoria e prova. No dia do evento, haverá o staff todo voltado à largada, organização das baias com os atletas nas provas e demais suportes.
Publicidade
Premiação vai observar protocolos sanitários
Na categoria Geral, os troféus estarão envoltos em plástico e serão disponibilizados em uma mesa, ao lado do pódio. O atleta chamado se dirige à mesa, pega o troféu da classificação correspondente e sobe ao pódio para fotos. As medalhas das categorias também estarão ensacadas individualmente. O atleta é chamado, dirige-se à caixa de medalhas da classificação, pega e vai ao pódio para as fotos. Pessoas do staff poderão dar suporte, usando luvas e máscaras.
Cores das camisetas são das campanhas de prevenção
Conforme o gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, a escolha das cores das camisetas foi motivada pela representatividade de movimentos sociais. “Vamos utilizar o amarelo no kit da Meia Maratona em alusão ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Para a Rústica, o kit será rosa, para marcar o Outubro Rosa, campanha de conscientização para alertar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, destaca.
Adulto
Publicidade
Menores
Premiações extras
LEIA MAIS: Atletas dão dicas preciosas para quem pretende encarar os 20,5 quilômetros
Publicidade
This website uses cookies.